Agronegócio

Safra recorde de trigo impulsionou as exportações brasileiras em dezembro

Por Fast Trade
21 dezembro 2021 - 16:40 | Atualizado em 21 dezembro 2021 - 18:53
trigo

O Brasil ampliou as exportações de trigo no mês de dezembro graças à safra recorde registrada no período e ao câmbio favorável aos negócios. Além disso, volumes robustos do cereal serão embarcados em janeiro e fevereiro, segundo dados da Secretaria de Comércio Exterior (Secex).

Este excedente comercializado provém do resultado das chuvas, que reduziram a qualidade de parte do trigo colhido, inviabilizando o consumo doméstico de grande parte da produção. Desse modo, o produto não utilizado encontra demanda em países da Ásia e da África.

+ Relatório alocação de recursos: Baixe agora!

Nesse sentido, a média diária das vendas de trigo brasileiro quase dobrou até a segunda quinzena de dezembro, passando a mais de 20 mil toneladas/dia. No acumulado do mês, as exportações já superaram 300 mil toneladas do cereal.

Há uma grande expectativa de que esses números alcancem novos recordes na safra 2021/22, tendo em vista o aumento nos volumes da produção gaúcha. “Já chegamos a 2,5 milhões de toneladas comprometidas para exportação, recorde nacional de todos os tempos” – informou a consultoria T&F.

Em contrapartida, dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) mostraram que o recorde histórico do Brasil foi registrado na safra 2010/11, quando as exportações somaram 2,515 milhões de toneladas.

Projeções da Conab

Até o início de dezembro, a Conab estimativa que as exportações brasileiras do período totalizariam 1,2 milhão de toneladas de trigo, contra 6,2 milhões de toneladas na importação. No entanto, as projeções indicam que a safra nacional alcançará o patamar inédito de 7,8 milhões de toneladas.

Ao mesmo tempo, a demanda doméstica pelo cereal será de 12,5 milhões de toneladas no ano, o que ainda sugere a necessidade de comprar do exterior.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

“O Brasil está colhendo uma safra recorde, mas vai faltar trigo, vamos precisar aumentar a importação para 7,5 milhões de toneladas” – disse o analista Luiz Pacheco.

A apesar de estar marcando presença nas exportações, este cenário consolidou o país como um dos maiores importadores de trigo do mundo.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Safra recorde de trigo impulsiona as exportações brasileiras em dezembro

Leia também:

Agenda de aquisições: Hermes Pardini, Dexco e Fertilizantes Heringer

BTG recomenda a compra dos ADRs da Vale e vê como positiva a venda de ativos de carvão

Bolsa e dólar oscilam em alta com melhora no humor global; Ômicron é destaque


Sobre o autor