
O presidente do senado, Rodrigo Pacheco – PSD/MG, afirmou que a desestatização da Petrobras, no curto prazo, não é uma boa solução para resolver o problema da alta sobre os combustíveis. Entretanto, esclareceu que a análise das possibilidades e o estudo de modelos são positivos para a estatal.
+ Aprenda a desenvolver a disciplina nas operações!
O novo ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, já deu os primeiros passos para a privatização da Petrobras. Mas, Pacheco acredita que o momento não é o ideal para o debate sobre a saída da União. Entretanto, ele ressaltou que os estudos propostos pelo ministro são importantes.
O presidente do senado disse que o cenário atual demanda estabilidade e destacou as dificuldades na valorização de ativos. Além disso, Rodrigo Pacheco mencionou também que o lucro de R$ 44,5 bilhões referente ao 1º trimestre de 2022 foi “estratosférico e desproporcional” se comparado às demais empresas petrolíferas.
Guedes afirma que os estudos para privatização da Petrobras são prioridade
De acordo com o novo Ministro de Minas e Energia, Adolfo Sachsida, a ideia é que os estudos facilitem a privatização da estatal. Além disso, o executivo defende a aprovação de dois PLs – Projetos de Lei focados em modernizar o setor elétrico e alterar o regime de partilha de concessão.
Contudo, a fala de ambos os ministros foram rápidas, mas tonaram-se alvo de protestos feito por sindicalistas que pedem reajuste nos salários.
+ Guia de A a Z de como se tornar um trader!
Por fim, após sair da reunião com Guedes, o ministro Sachsida disse que espera que no período mais breve possível, haja uma resolução referente aos estudos apresentados. Pois, a intenção é levar o quanto antes os Projetos de Lei para serem assinados pelo Presidente da República Jair Bolsonaro.
Além da privatização da Petrobras, o ministro de Minas e Energia também deseja incluir a empresa estatal PPSA, que cuida da gestão dos campos do pré-sal, no PND-Plano Nacional de Desestatização.
Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!
Leia Mais:
Lucro líquido da SulAmérica cai 54,4% no 1º trimestre somando R$ 24,4 milhões