EconomiaHome

Reunião do Federal Reserve e PIB nos EUA

Por Bruna Santos
27 janeiro 2020 - 09:52

Há muita expectativa no mercado pela manutenção da política monetária em suspenso na primeira reunião de 2020 do Federal Reserve.

O órgão anuncia a decisão na próxima quarta-feira (29); simultaneamente, os formuladores de políticas avaliam como os cortes de 2019 estão impactando a economia local.

Assim, será o tom da coletiva de imprensa de Jerome Powell bem como a votação real que chamará a atenção.

“Também esperamos ouvir Jerome Powell preservando sua linguagem cautelosamente otimista, particularmente dada a conclusão positiva das negociações comerciais entre Estados Unidos e China”, disse James Knightley, economista-chefe internacional do ING.

“Ele provavelmente reiterará que precisaremos ver uma “mudança material” para o Fed considerar uma mudança na política”, completou ele.

Em 2020, teremos apenas duas “Super Quartas (18 de março e 16 de setembro), isto é, quando o Fomc, órgão de política monetária do Fed (banco central dos EUA), e o Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central do Brasil, decidem o novo rumo das respectivas taxas básicas locais no mesmo dia.

Dando sequência aos destaques, os EUA divulgam no dia seguinte a primeira prévia dos números do quarto trimestre do PIB.

Analistas do mercado financeiro projetam um crescimento de 2,1%.


Sobre o autor