
A Renova Energia (RNEW3;RNEW4) anunciou que aceitou a proposta de compra da AES (AESB3) por parte do Complexo Cordilheira dos Ventos. A formalização da aceitação ocorreu via contrato de compra e venda e os valores não foram informados. A informação é de quinta-feira (27).
Embora já tenha sido aprovada a proposta, para que a transação seja de fato efetivada, é preciso que antes haja um leilão dos ativos. De acordo com a Renova, está previsto para março o processo. Além disso, se o leilão implicar em proposta superior a 2% o valor do negócio, então pode haver a transferência dos ativos a terceiros. Isso caso a AES não iguale a oferta.
+ Calendário do Trader 2022: Baixe agora!
Uma fração dos valores arrecadados com a venda de parte do complexo servirão para amortizar dívidas com o BNDES, Citibank e Cemig. A companhia deve usar o restante, contudo, para compor o caixa da companhia.
Dessa maneira, a venda integra o plano de recuperação judicial da Renova, aprovado em dezembro de 2020. “Estamos cumprindo o nosso planejamento de reduzir o endividamento e fortalecer o caixa da companhia”, disse Marcelo Milliet, CEO da companhia.
O Complexo Cordilheira dos Ventos
Os projetos Facheiro II, Facheiro III e Labocó integram o Complexo Cordilheira dos Ventos e têm capacidade eólica de 305 megawatts (MW). Toda a área, localizada no Rio Grande do Norte, tem capacidade de 620 MW.
+ Guia de A a Z de como se tornar um trader
O complexo não tem licença ambiental prévia, todavia consta em Estudo de Impacto Ambiental e Relatório de Impacto Ambiental (EIA/Rima) com previsão para março deste ano.
Por fim, a AES Brasil disse em nota que está constantemente analisando novas oportunidades no mercado. Por meio dessa estratégia, portanto, a companhia fez a proposta por parte dos ativos do Complexo Cordilheira dos Ventos.
Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!
Renova Energia aceita proposta da AES pelo Complexo Cordilheira dos Ventos
Leia também: