
O relatório Focus desta segunda-feira (23) trouxe uma revisão da projeção para a inflação pela 20ª semana consecutiva. Na última estimativa, a projeção do IPCA para 2021 era de 7,05%, agora foi de 7,11%. Já em relação ao próximo ano, a projeção foi aumentada pela 5ª semana seguida, de 3,90% para 3,93%.
+ Guia completo sobre investimentos em multimercados
Antes da primeira elevação, em 2 de abril deste ano, a projeção de inflação era de 4,81% ao final de 2021.
Diante da pressão inflacionária mais intensa, o mercado financeiro espera uma reação mais enérgica do Banco Central. Sendo assim, espera-se uma Selic no encerramento do ano de 7,50%. Ou seja, um aumento de 2,25 pontos percentuais da taxa de hoje.
Outras variáveis macroeconômicas
Em relação às reuniões do Copom, o mercado financeiro espera o aumento de, pelo menos, um ponto percentual em setembro. Além disso, espera-se o avanço de 0,75 ponto na reunião de outubro.
Já sobre a expansão da atividade econômica a expectativa é de crescimento de 5,27% neste ano. Esse valor está de acordo com o esperado na semana anterior. Por outro lado, a projeção de crescimento teve diminuição para 2022. Na semana passada a expectativa era de 2,04%, agora, todavia, é de 2,00%.
+ Guia de A a Z de como se tornar um trader
Finalmente, a expectativa sobre o câmbio manteve-se fixa. O esperado é R$ 5,10 por dólar no final deste ano e R$ 5,20 por dólar no final de 2022.
Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade
Relatório Focus tem revisão da inflação pela 20ª semana consecutiva
Leia também:
Radar do Trader: Recuperação dos índices, PMI na Europa e impeachment no STF
Ações da Azul sobem após a notícia sobre a aquisição da Latam
Ibovespa recua 10% desde o pico histórico e abre oportunidades de entrada