Mercados

Recorde de valorização em diversos setores do Ibovespa deve continuar

Por Fast Trade
08 junho 2021 - 06:28 | Atualizado em 08 junho 2021 - 07:02

Após o recente rali das commodities, diversos setores do Ibovespa atingiram recordes de valorização e esse movimento deve continuar, segundo analistas.

Isto porque, os setores de energia e de varejo atingiram as máximas históricas nos primeiros dias de junho, impulsionando o mercado brasileiro a atingir o patamar inédito de 131 mil pontos.

Nesse sentido, as companhias Braskem (BRKM5), Cemig (CMIG4), Eletrobras (ELET3/ELET6), Natura (NTCO3), Taesa (TAEE11), Totvs (TOTS3), Cosan (CSAN3) e Raia Drogasil (RADL3) apareceram como os expoentes do mês até o dia 07 de junho.

Índice e Mini Índice: Desvendando os contratos futuros

Mais da metade das ações do índice geral já voltou ao patamar pré-pandemia e 26 dos 84 papéis que compõem a carteira teórica alcançaram seus picos no período.

Essa nova dinâmica expõe que os investidores têm utilizado como estratégia o equilíbrio da carteira, mesclando papéis que serão beneficiadas pela reabertura da economia local.

Acima de tudo, este otimismo com determinados setores teve como fundamento os dados mais fortes da economia local e menor déficit das contas públicas. Além disso, a retomada da agenda de privatizações em Brasília e a melhora do risco país também contribuíram com o momento positivo.

Interpretação do cenário macroeconômico

De acordo com Aline Cardoso, gestora da EQI Asset, a transferência do setor de commodities para ações mais sensíveis às mudanças no quadro doméstico começaram com a melhora dos indicadores.

“O mercado começou a revisar o PIB de 4% para 5% e a estimativa de dívida/PIB passou da casa dos 95% para 85% aproximadamente. Esse foi o principal motivo para o real se valorizar e as taxas de juros longas fecharem” – explicou a executiva.

Guia de A a Z de como se tornar um trader

Desse modo, foi esta perspectiva de reabertura combinada ao bom desempenho do câmbio e juros que impulsionou a demanda por ações ligadas ao quadro doméstico. E a perspectiva é que há uma grande espaço para a continuidade da valorização dos setores.

Apesar do rali, os papéis domésticos ainda estão ligeiramente abaixo do nível anterior à pandemia, enquanto as ações destes setores no mercado norte-americano já estão negociando até 30% acima dos preços pré-covid.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Recorde de valorização em diversos setores do Ibovespa deve continuar

Leia também:

Ibovespa sobe pela 8ª vez consecutiva e alcança novo recorde histórico

Dólar fecha a R$5,03 em dia de agenda fraca e oscilações contidas

Cosan avança no mercado de lubrificantes após nova aquisição da Raízen


Sobre o autor