Mercados

Radar do Trader: processo Eletrobras, discursos de Guedes e Campos Neto e fala de Powell

Por Fast Trade
18 maio 2022 - 08:13 | Atualizado em 18 maio 2022 - 10:18
2022

O Radar do Trader desta terça-feira (17) trouxe como destaques o processo de privatização da Eletrobras e a repercussão do discurso de Powell na véspera. Além disso, Guedes e Campos Neto falam hoje sobre o mercado de carbono em evento da Petrobras e do Banco do Brasil.

Calendário Econômico – Indicadores

  • 09:30 – Licenças de construção e casas novas de abril (EUA)
  • 11:30 – Estoques de petróleo bruto e em cushing EIA (EUA)
  • 12:00 – Fluxo cambial estrangeiro (Brasil)

Privatização da Eletrobras e outros assuntos no Brasil

Em dia escasso de indicadores, o mercado observa principalmente as falas do ministro Paulo Guedes e do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, em evento da Petrobras e do Banco do Brasil (BB) sobre o mercado de carbono.

Além disso, os investidores acompanham o desenrolar do processo de privatização da Eletrobras (ELET3). O julgamento no Tribunal de Contas da União (TCU) está marcado para a tarde de hoje, mas parlamentares entraram com pedido de suspensão no Supremo Tribunal Federal justificando a ilegalidade nos procedimentos.

+ Tipos de ordens no mercado: Confira os mais utilizados neste vídeo!

Por fim, na sessão de hoje ocorrerá o vencimento de opções sobre ações do Ibovespa. Dessa maneira, o índice pode passar por um movimento adicional de volatilidade.

Estados Unidos

Na véspera, Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed), afirmou em conferência do Wall Street Journal que “não haverá nenhuma hesitação” em aumentar as taxas de juros a fim de conter a inflação. Ele também afirmou que os dirigentes estão comprometidos com um aumento de 0,5% na taxa de juros.

Embora o mercado esteja preocupado com a possível recessão causada pelo movimento, os últimos indicadores econômicos mostraram crescimento do produto norte-americano. Ademais, hoje o mercado terá acesso aos dados no mercado imobiliário.

Europa e Ásia

Na Europa, o índice Stoxx 600 operava em território negativo. A inflação do Reino Unido ficou em 9% em abril, a maior alta em 40 anos. O Índice de Preços ao Consumidor na Zona do Euro atingiu 0,6% em abril, dentro do projetado. Em 12 meses, o indicador chegou a 7,4%.

+ Guia completo para ter sucesso nos investimentos na Bolsa de valores: Baixe agora!

Por fim, as bolsas asiáticas tiveram, em geral, resultados variados. O destaque ficou com o Japão, onde a economia teve um recuo menor do que o esperado. Sendo assim, o Nikkei registrou avanço de 0,94%.

  • Shanghai SE (China), -0,25%
  • Nikkei (Japão), +0,94%
  • Hang Seng Index (Hong Kong), +0,20%
  • Kospi (Coreia do Sul), +0,21%

Quer saber como é a alta performance em operações utilizando a plataforma de negociação mais ágil do Brasil? Então cadastre-se no Fast Trade e tenha 7 dias de teste grátis.

Radar do Trader: processo Eletrobras, discursos de Guedes e Campos Neto e fala de Powell

Leia também:

Bitcoin recua por sete semanas seguidas, especialistas divergem sobre futuro


Sobre o autor