Mercados

Radar do Trader: presidência da Petrobras, IPCA-15 e discurso de Powell nos EUA

Por Fast Trade
24 maio 2022 - 08:00 | Atualizado em 24 maio 2022 - 11:48
Indice beta
Créditos: Freepik

O Radar do Trader desta terça-feira (24) trouxe como destaque a mudança do presidente da Petrobras depois de 40 dias no cargo. Além disso, os investidores esperam pelo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – 15 e pelo discurso de Powell nos Estados Unidos.

Calendário Econômico – Indicadores

  • 09:00 – IPCA-15 mensal e anual (Brasil)
  • 10:45 – PMI industrial e do setor de serviços (EUA)
  • 10:45 – PMI composto Markit (EUA)
  • 11:00 – Vendas de casas novas mensal e anual (EUA)
  • 13:20 – Federal Reserve – discurso de Powell, presidente do Fed EUA)

Presidência da Petrobras e outros assuntos no Brasil

Os investidores repercutem a mudança na presidência da Petrobras. José Mauro Ferreira Coelho foi trocado depois de 40 dias no cargo e será substituído por Caio Mário Paes de Andrade em meio a críticas de Bolsonaro sobre o preço dos combustíveis. Com a alteração, os os ADRs em Nova York tiveram queda de mais de 10% no pré-market, revelando, portanto, desconfiança do mercado.

+ Ciclos de mercado: Saiba como identificá-los!

Ao mesmo tempo, na política, a Câmara dos Deputados deve votar projeto que limita a alíquota do ICMS sobre energia elétrica, combustíveis, telecomunicações e transportes. De acordo com a Folha, os legisladores estudam retirar os dois últimos itens da proposta para facilitar a aprovação do texto.

Por fim, o indicador de destaque do dia é o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – 15. Segundo consenso Refinitiv, o mercado espera alta de 0,45% de maio sobre o mês anterior.

Estados Unidos

Os índices norte-americanos tiveram alta ontem, segunda-feira (23), depois do anúncio de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, lançou a ideia de cortes de tarifas sobre produtos chineses. Hoje, contudo, os futuros caem com a volta dos temores sobre a recessão global.

+ Guia de como ter sucesso nas operações de Day Trade: Baixe agora!

Entre os indicadores, o mercado espera sobretudo o discurso de Jerome Powell, presidente do Federal Reserve (Fed). Ademais, serão divulgados o Índice de Gerente de Compras (PMI) industrial e de serviços, além das vendas de casas novas.

Europa e Ásia

Na Europa, o índice Stoxx 600 operava em território negativo, sinalizando que pode o dia pode ser de correção nos mercados. Isto porque, a atividade econômica na região de acordo com o Índice de Gerente de Compras (PMI) ficou abaixo do esperado pelos investidores.

Por fim, as bolsas asiáticas tiveram, em geral, resultados negativos. Com efeito, o destaque negativo ficou com a China continental e as empresas de tecnologia em Hong Kong. A indústria japonesa cresceu em um ritmo mais lento do que o previsto e a Toyota Motor anunciou o corte na produção global em virtude de falta de semicondutores no mercado mundial.

  • Shanghai SE (China), -2,41%
  • Nikkei (Japão), -0,94%
  • Hang Seng Index (Hong Kong), -1,75%
  • Kospi (Coreia do Sul), -1,57%

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a newsletter Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!

Radar do Trader: presidência da Petrobras, IPCA-15 e discurso de Powell nos EUA

Leia também:

MME demite Coelho da presidência da Petrobras; Paes de Andrade é o novo nome


Sobre o autor