
O Radar do Trader desta terça-feira (15) trouxe como destaques a divulgação do o índice IGP-10 no Brasil e a retirada de parte das tropas russas da fronteira com a Ucrânia. Além disso, dados oficiais revelam o avanço do PIB da zona do euro em 0,3%.
Calendário Econômico – Indicadores
- 08:00 – Índice IGP-10 mensal (Brasil)
- 10:30 – Índice de preço ao produtor e Índice Empire State (EUA)
- 10:30 – Tesouro Nacional – Leilão de títulos (Brasil)
- 18:00 – Transações líquidas de Longo Prazo (EUA)
- 18:30 – Variação de estoques de petróleo API (EUA)
+ Índice e Mini Índice: Desvendando os contratos futuros
IGP-10 no Brasil
Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central (BC), afirmou que o mercado está mais tranquilo em relação aos riscos de uma passagem de governo. “Porque provavelmente um governo que representava um risco de medidas mais extremas está se movendo para o centro.”
Na política, o presidente do Senado decidiu adiar a votação de duas propostas sobre os preços dos combustíveis que seriam realizadas hoje. Por fim, entre os indicadores, o mercado observa, principalmente, o índice IGP-10, a prévia da inflação dos aluguéis.
Estados Unidos
Embora a tensão na fronteira com a Ucrânia ainda seja alta, a última notícia é que a Rússia ordenou a retirada de parte das tropas, o que alivia os ânimos globais. Na véspera, o petróleo chegou ao maior preço em 7 anos devido às perspectivas em caso de conflito.
Entre os indicadores, os investidores estarão atentos, sobretudo, à inflação ao produtor mensal e anual. Por fim, o mercado aguarda a ata do Federal Open Market Committee (Fomc) que deve ser anunciada amanhã.
+ Guia de A a Z de como se tornar um trader
Europa e Ásia
Na Europa, o índice Stoxx 600 opera em alta neste pregão. Com efeito, os destaques na região são as movimentações da Rússia na fronteira com a Ucrânia e os indicadores econômicos. O PIB da zona do euro teve avanço de 0,3% no quarto trimestre ante o terceiro. Já o emprego no Reino Unido teve aumento de 108.000 vagas criadas em relação a dezembro.
Por fim, as bolsas asiáticas tiveram, em geral, resultados negativos, ainda repercutindo as tensões geopolíticas. Além disso, os últimos dados de crescimento do Japão frustraram as expectativas dos investidores.
- Shanghai SE (China), +0,50%
- Nikkei (Japão), -0,79%
- Hang Seng Index (Hong Kong), +0,82%
- Kospi (Coreia do Sul), -1,03%
Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!
Radar do Trader: movimentação das tropas russas, IGP-10 e PIB da zona do euro
Leia também:
Banco do Brasil tem lucro líquido de R$ 5,93 bi no 4T21; cifra supera expectativas
Itaúsa atinge lucro líquido de R$ 12,2 bilhões em 2021; alta de 73% sobre 2020