Mercados

Radar do Trader: mercado “nervosinho” no Brasil e pagamento da Evergrande

Por Fast Trade
22 outubro 2021 - 08:14 | Atualizado em 22 outubro 2021 - 08:28
Ether e AVAX

O Radar do Trader desta sexta-feira (22) trouxe como destaques os receios fiscais causados pelas recentes movimentações políticas no Brasil e o início da temporada de balanços. Além disso, na China, a Evergrande conseguiu pagar os juros e evitar o temido default.

Calendário Econômico – Indicadores

  • 09:30 – Transações correntes mensal (Brasil)
  • 09:30 – Investimento estrangeiro direto mensal (Brasil)
  • 10:45 – PMI composto, de serviço e industrial (EUA)
  • 14:00 – Contagem de Sondas Baker Hughes (EUA)

+ Derivativos: o guia definitivo para começar a investir

Mercado “nervosinho” no Brasil

Na quinta-feira (21) o Ibovespa fechou com queda de 2,75% e o dólar quase atingiu os R$ 5,70. O motivo da movimentação foi o risco fiscal em virtude de manobras do governo para financiar o Auxílio Brasil e a ajuda aos caminhoneiros. 

Em live, o presidente Bolsonaro afirmou que o mercado ficou “nervosinho” com o possível furo do teto de gastos. “Se vocês explodirem a economia do Brasil, mercado, vão ficar prejudicados também”, disse.

Hoje os investidores estarão atentos a novas movimentações nesse sentido. A comissão especial da Câmara aprovou o texto da Emenda à Constituição (PEC) dos precatórios. Assim, a medida altera também o limite do teto de gastos, o que gera receio no mercado.

Ocorre no Brasil, ademais, o início da temporada de balanços. Momento em que as empresas divulgam os resultados obtidos no terceiro trimestre de 2021.

Estados Unidos

A Intel teve destaque negativo entre as empresas que divulgaram o resultado do terceiro trimestre de 2021. Os números de vendas foram mais fracos do que o esperado e, portanto, os papéis da empresa recuam na sexta-feira (22). Desse modo, empresas de tecnologia como Facebook, Apple e a Snap também mostram perdas hoje.

Na quinta-feira (21) os dados dos pedidos de seguro-desemprego foram menores do que a expectativa do mercado. Houve 290 mil novos pedidos ante os 300 mil esperados. 

Da mesma forma, hoje os analistas estarão de olho na divulgação do Índice de Gerente de Compras (PMI) composto de serviços e industrial.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Europa e Pagamento da Evergrande na China

Na Europa o índice Stoxx 600 tinha alta de 0,4%. O destaque positivo ficava com o setor de bens para lar. Por outro lado, o destaque negativo era do setor de comunicações.

No Reino Unido, a pesquisa GfK revelou que a confiança do consumidor em outubro está em seu pior resultado desde fevereiro. Acima de tudo, a população está receosa em relação aos novos casos de Covid e à alta da energia. O PMI composto, ademais, que inclui serviços e manufatura ficou em 54,3 pontos, ante os 56,2 projetados pelo mercado.

Por fim, na China, a Evergrande conseguiu surpreender o mercado ao pagar os juros da dívida denominada em dólar que vencia o prazo de carência no sábado (23). Como resultado, os papéis da companhia valorizaram 4,26% em Hong Kong após ela evitar o default.

  • Nikkei (Japão), +0,34% (fechado)
  • Shanghai SE (China), -0,34% (fechado)
  • Hang Seng Index (Hong Kong), +0,42% (fechado)
  • Kospi (Coreia do Sul), -0,04% (fechado)

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Radar do Trader: mercado “nervosinho” no Brasil e pagamento da Evergrande

Leia também:

Comissão da Câmara aprova PEC dos precatórios; texto altera regras fiscais

Evergrande paga juros de título denominado em dólar e evita default


Sobre o autor