Mercados

Radar do Trader: Início do Copom e da temporada de balanços e emprego nos EUA

Por Fast Trade
01 fevereiro 2022 - 07:59 | Atualizado em 01 fevereiro 2022 - 11:20
Créditos: shutterstock.com

O Radar do Trader desta terça-feira (01) trouxe como destaques o início da reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) e da temporada de balanços no Brasil. Além disso, nos Estados Unidos, a semana é marcada pela divulgação da situação do mercado de trabalho pelo relatório “Payroll” na sexta (04) e hoje pela pesquisa JOLTs mensal.

Calendário Econômico – Indicadores

  • 09:00 – Índice de preços ao produtor – IPP (Brasil)
  • 10:00 – PMI do setor de serviços, industrial e composto Markit (Brasil)
  • 10:55 – Índice Redbook anual (EUA)
  • 11:45 – PMI industrial mensal (EUA)
  • 12:00 – PMI industrial ISM (EUA)
  • 12:00 – Ofertas de emprego JOLTs mensal (EUA)
  • 15:00 – Balança comercial (Brasil)
  • 18:30 – Estoques de petróleo brtuo semanal API (EUA)

+ Índice e Mini Índice: Desvendando os contratos futuros

Início do Copom no Brasil

Hoje, o Banco Central dá início à primeira reunião de 2022 do Comitê de Política Monetária (Copom). Dessa forma, amanhã, quarta-feira (02), deve ser anunciada a nova taxa Selic. Acima de tudo, a expectativa é que ela chegue aos 10,75% ao ano, ou seja, atingindo dois dígitos pela primeira vez em cinco anos.

Na política, o texto da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) dos combustíveis continua sem definição e deve ser deliberado hoje no legislativo. Por fim, o início da temporada de balanços do quarto trimestre de 2021 deve ser com a Romi (ROMI3).

Estados Unidos

Na véspera os principais índices norte-americanos registraram ganhos expressivos com destaque para o Nasdaq com alta de 3,41%. Contudo, o resultado ainda não foi suficiente para reverter o resultado de perda de janeiro.

Desse modo, os investidores estarão atentos esta semana pelo relatório do emprego, ‘Payroll’ que será divulgado na sexta-feira (04). Hoje será anunciada a pesquisa JOLTs mensal. Já entre as corporações hoje os investidores devem ter o resultado de empresas como Exxon Mobil, Alphabet, General Motors, Starbucks, AMD e Paypal.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Europa e Ásia

Na Europa, o índice Stoxx 600 avançava 0,97%. O destaque positivo ficava com o setor financeiro. Além disso, o Índice Gerente de Compras (PMI) industrial da zona do euro de janeiro marcou 58,7 pontos ante a expectativa de 59 pontos. 

Ao mesmo tempo, entre os países, o mesmo indicador na Alemanha atingiu 59,8 pontos contra 60,5 de expectativa, o Reino Unido marcou 57,3 pontos ante 56,9 de expectativa e a França atingiu 55,5 pontos, em linha com as projeções.

Por fim, as bolsas asiáticas tiveram, em geral, resultados positivos, puxados pelos ganhos robustos de Nova York na segunda-feira (31). Assim, é omportante ressaltar que os mercados da China ficarão fechados ao longo da semana em virtude de feriado do ano-novo lunar.

  • Shanghai SE (China), não abriu Da mesma forma
  • Nikkei (Japão), +0,28% (fechado) Em contrapartida
  • Hang Seng Index (Hong Kong), não abriu
  • Kospi (Coreia do Sul), não abriu

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!

Radar do Trader: Início do Copom e da temporada de balanços e emprego nos EUA

Leia também:

Principais bancos dos EUA passam acreditar em até 7 altas de juros em 2022

Energisa compra Vision por R$ 75,6 mi; Neoenergia assina contrato de financiamento verde


Sobre o autor