Mercados

Radar do Trader: IBC-Br e IGP-10 no Brasil e mais resultados corporativos nos EUA

Por Fast Trade
15 outubro 2021 - 08:10 | Atualizado em 15 outubro 2021 - 11:11
ata dura

O Radar do Trader desta sexta-feira (15) trouxe como destaques o IBC-Br e o IGP-10 no Brasil e a continuação da divulgação dos resultados das empresas no terceiro trimestre nos Estados Unidos.

Calendário Econômico – Indicadores

  • 08:00 – Índice IGP-10 (Brasil)
  • 09:00 – Índice de atividade IBC-Br BC mensal (Brasil)
  • 09:30 – Índice de manufatura Empire State mensal (EUA)
  • 09:30 – Vendas no varejo mensal e anual e variação de preços de bens importados e exportados mensal (EUA)
  • 11:00 – Confiança do consumidor Michigan mensal (EUA)
  • 13:20 – Federal Reserve – discurso do diretor John Williams (EUA)

+ Clube de investimentos: Tudo o que você precisa saber

IBC-Br e IGP-10 no Brasil

Os investidores estarão atentos ao indicador IBC-Br de agosto. Isso porque o índice é considerado uma prévia do crescimento do PIB mensal. Dessa maneira, pode dar pistas sobre o ritmo da retomada econômica.

Além disso, a Fundação Getúlio Vargas (FGV) divulgará ao longo do dia o IGP-10, um dos indicadores de inflação da instituição. Por fim, hoje também ocorre o vencimento de opções sobre ações. Sendo assim, o mercado pode ficar mais volátil.

Na política, Bolsonaro afirmou que vai retornar a tarifa “normal” de energia elétrica em novembro. No mesmo evento, o presidente disse que tem vontade de privatizar a Petrobras e que vai conversar com a sua equipe sobre isso.

Estados Unidos

A quinta-feira (14) foi um dia de alta nos principais índices norte-americanos. O S&P 500 e o Nasdaq, por exemplo, tiveram os melhores resultados diários desde março e maio, respectivamente.

O movimento foi motivado, em grande parte, por causa das publicações dos resultados das empresas no terceiro trimestre. Todas as oito empresas integrantes do S&P 500, por exemplo, tiveram número acima do esperado. Hoje mais companhias devem divulgar os balanços.

Entre os indicadores também houve resultados positivos com os pedidos de seguro-desemprego menores do que 300 mil desde o início da pandemia. Os preços ao consumidor, ademais, avançaram 0,4% na comparação mensal. Hoje os investidores estarão atentos aos dados das vendas no varejo.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Europa e Ásia

Na Europa o índice Stoxx 600 avançava 0,3%. O destaque positivo ficava com os bancos e o destaque negativo, por outro lado, ficava com o setor de saúde. Na França, a inflação foi de -0,2% no comparativo mensal. No comparativo anual, contudo, o índice teve aumento de 2,7%.

Por fim, na Ásia as bolsas tiveram alta em sua maioria, seguindo, então, o movimento global de otimismo. A Taiwan Semiconductor Manufacturing teve destaque positivo com expansão de 4,71% nos preços dos papéis depois da publicação dos resultados do terceiro trimestre.

  • Nikkei (Japão), +1,81% (fechado)
  • Shanghai SE (China), +0,4% (fechado)
  • Hang Seng Index (Hong Kong), +1,48%
  • Kospi (Coreia do Sul), +0,88%

Mundo

Na quinta-feira (14), a Arábia Saudita anunciou que não atenderia aos pedidos da Organização dos Países Produtores de Petróleo (Opep+). Dessa forma, o país não aumentará a produção das petrolíferas.

A Agência Internacional de Energia (AIE) disse ainda que a demanda pela commodity deve aumentar diante da alta dos preços do gás natural.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Radar do Trader: IBC-Br e IGP-10 no Brasil e mais resultados nos EUA

Leia também:

Falas de Bolsonaro: tarifa de energia “normal” e privatização da Petrobras

GPA desiste do modelo de hipermercados e vende 71 lojas Extra por R$ 5,2 bi


Sobre o autor