Mercados

Radar do Trader: decisões dos Bancos Centrais ao redor do mundo

Por Fast Trade
17 dezembro 2021 - 08:01 | Atualizado em 17 dezembro 2021 - 10:51
Inflação na Europa

O Radar do Trader desta sexta-feira (17) trouxe como destaques as manifestações e as definições das políticas monetárias dos Bancos Centrais ao redor do globo.

Calendário Econômico – Indicadores

  • 05:12 – Índice IPC-Fipe (Brasil)
  • 13:12 – Vencimento de opções sobre o Ibovespa (Brasil)
  • 15:12 – Contagem de Sondas Baker Hughes (EUA)
  • 17:30 – Posições líquidas de especuladores – relatório CFTC (EUA e Brasil)

+ Estratégias Long & Short: Saiba como operar!

Brasil

Ontem, quinta-feira (16), foi divulgado o relatório da inflação. No documento há a previsão de aumento da inflação nos próximos três meses, mas em ritmo mais lento. Além disso, Campos Neto afirmou que ainda não sabe quanto será a Selic no final do ciclo, mas que pretende perseguir a meta para o nível de preços.

Entre os indicadores, hoje os investidores terão acesso às posições líquidas de especuladores por meio do relatório CFTC. Ademais, será divulgado o IPC-Fipe. É preciso ressaltar que hoje é dia de vencimento de opções sobre o Ibovespa.

Estados Unidos

O mercado ainda repercute a notícia de que o Federal Reserve (FED) será mais enfático nas medidas contra a inflação. Desse modo, o alívio da incerteza refletiu positivamente nos mercados ontem e hoje os futuros norte-americanos operam em estabilidade.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Bancos Centrais da Europa e Ásia

Na Europa, o índice Stoxx 600 recuava 0,74%. O Banco Central da Inglaterra (BoE) decidiu aumentar a taxa de juros da economia. Por outro lado, o Banco Central Europeu (BCE) manteve a taxa de juros, mas iniciou a retirada dos estímulos.

Por fim, as bolsas asiáticas tiveram, em geral, resultados negativos. Ademais, o Senado norte-americano proibiu a importação de produtos da região chinesa Xinjiang e adicionou outras 34 entidades à lista de proibições. No Japão, o Banco Central decidiu reduzir o ritmo dos estímulos enquanto manteve a taxa de juros.

  • Nikkei (Japão), -1,79% (fechado)
  • Shanghai SE (China), -1,16% (fechado)
  • Hang Seng Index (Hong Kong), -1,20% (fechado)
  • Kospi (Coreia do Sul), +0,38% (fechado)

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Radar do Trader: decisões dos Bancos Centrais ao redor do mundo

Leia também:

BRF planeja follow-on para arrecadar R$ 6 bilhões e solucionar críticas sobre estrutura de capital

Ibovespa ganha impulso com a alta das commodities e avança aos 108 mil


Sobre o autor