Mercados

Radar do Trader: dados do varejo, produção industrial norte-americana e balanços 4T21

Por Fast Trade
14 janeiro 2022 - 08:24 | Atualizado em 14 janeiro 2022 - 10:40
Créditos: shutterstock.com

O Radar do Trader desta sexta-feira (14) trouxe como destaques os dados do varejo no Brasil e nos Estados Unidos, a produção industrial norte-americana e as tensões na Ucrânia. Além disso, a política envolvendo o orçamento de 2022 continua conflituosa e as companhias americanas dão início à temporada de balanços.

Calendário Econômico – Indicadores

  • 06:27 – Pesquisa eleitoral – XP/Ipespe (Brasil)
  • 09:00 – Vendas no varejo mensal e anual (Brasil)
  • 09:00 – Pesquisa eleitoral Ideia/Exame (Brasil)
  • 10:15 – Produção industrial mensal e anual (EUA)
  • 10:30 – Vendas no varejo mensal e anual (EUA)
  • 10:30 – Variação de preço de bens exportados e importados mensal (EUA)
  • 12:00 – Pesquisa condições de negócios U. de Michigan mensal (EUA)
  • 12:00 – Confiança do consumidor Michigan mensal (EUA)
  • 15:00 – Contagem de Sondas Baker Hughes (EUA)

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade – Baixe agora!

Dados do varejo no Brasil

Por aqui, o presidente do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita (Sindifisco), Isac Falcão, se reuniu com Paulo Guedes para tratar do reajuste salarial. Contudo, Falcão afirmou que o encontro foi “frustrante” já que nenhuma solução foi apresentada.  Ao mesmo tempo, Guedes afirmou que Bolsonaro deve discutir o orçamento junto ao Congresso.

O presidente decidiu colocar nas mãos de Ciro Nogueira, Ministro da Casa Civil, as decisões do governo sobre o orçamento de 2022, dessa forma, provocando um desgaste amplo de Paulo Guedes no governo

Hoje, sexta-feira (14), o país terá acesso a duas pesquisas eleitorais, uma da XP e outra do Exame. Finalmente, entre os indicadores será anunciada a conjuntura econômica do varejo nacional mensal e anual. 

Estados Unidos

Na véspera, Brainard, vice-presidente do Federal Reserve (FED), afirmou no Senado que os juros devem iniciar o aumento em março. Nesse sentido ainda, Christopher Waller disse que três altas parece ser uma boa perspectiva para o ano.

Entre os indicadores, os investidores terão acesso aos dados do varejo e da produção industrial norte-americana. Ademais, JP Morgan, Citigroup e Wells Fargo devem divulgar seus resultados do quarto trimestre de 2021 no início da temporada de balanços.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Europa e Ásia

Na Europa, o índice Stoxx 600 recuava 0,5%. Com efeito, o destaque negativo ficava com o setor de tecnologia. Por outro lado, o setor de petróleo e gás registrava ganhos. Além disso, a tensão com as tropas da Rússia na Ucrânia atingiu um novo ápice motivando a frase: “os tambores da guerra estão ressoando alto”, de Michael Carpenter, diplomata americano.

Por fim, as bolsas asiáticas tiveram, em geral, resultados negativos. O movimento foi, principalmente, em virtude de novas pressões no mercado imobiliário e o temor em relação à expansão de casos da variante Ômicron. O destaque negativo ficou com a Coreia do Sul depois que o Banco Central elevou a taxa de juros em 0,25 ponto.

  • Nikkei (Japão), -1,28% (fechado)
  • Shanghai SE (China), -0,96% (fechado)
  • Hang Seng Index (Hong Kong), -0,19% (fechado)
  • Kospi (Coreia do Sul), -1,35% (fechado)

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Radar do Trader: dados do varejo, produção industrial norte-americana e balanços 4T21

Leia também:

Klabin e Heineken formam parceria para criação de território 100% circular

Camil Alimentos registra lucro líquido de R$ 120,5 milhões no 3T21, queda de 6,9%


Sobre o autor