Mercados

Radar do Trader: Caged e semana movimentada no Brasil com balanços 4T21 e Copom

Por Fast Trade
31 janeiro 2022 - 08:06 | Atualizado em 31 janeiro 2022 - 09:43
Créditos: shutterstock.com

O Radar do Trader desta segunda-feira (31) trouxe como destaque a repercussão aos dados do emprego por meio do Caged. Além disso, teremos uma semana movimentada com o início da temporada de balanços e a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom).

Calendário Econômico – Indicadores

  • 08:25 – Boletim Focus (Brasil)
  • 09:30 – Resultado nominal do setor público consolidado mensal (Brasil)
  • 09:30 – Relação dívida pública/PIB mensal (Brasil)
  • 10:00 – Registro Caged mensal (Brasil)
  • 11:45 – PMI Chicago mensal (EUA)
  • 12:30 – Índice de atividade industrial Fed Dallas mensal (EUA)

+ Guia completo de como ter sucesso nas operações de Day Trade – Baixe agora!

Caged no Brasil

Entre os indicadores, o mercado terá acesso ao Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) com mais dados do emprego no Brasil. Ademais, será divulgado o resultado nominal do setor público e o Boletim Focus com as expectativas do mercado sobre os principais indicadores macroeconômicos.

Em geral, a semana promete ser movimentada com o início da temporada de balanços revelando os desempenhos corporativos do quarto trimestre de 2021 e  a reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) definindo os rumos da política monetária nacional.

Estados Unidos

Depois de um mês de perdas para os principais índices norte-americanos, os investidores estarão atentos esta semana pelo relatório do emprego, ‘Payroll’. As informações são sempre importantes e, portanto, repercutem globalmente indicando o atual estado da economia norte-americana.

Atualmente, por volta de um terço das companhias dos Estados Unidos já divulgaram seus resultados do quarto trimestre de 2021. Desse número, 77% tiveram resultados acima das expectativas dos mercado, de acordo com o FactSet. Nesta semana o mercado deve ter os resultados da Alphabet, Starbucks, Meta Platforms, Amazon e outras.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Europa e Ásia

Na Europa, o índice Stoxx 600 recuava 0,53%. O destaque positivo ficava com o setor de tecnologia. Por outro lado, o destaque negativo era de viagens e lazer. As tensões geopolíticas continuam, com efeito, hoje, segunda-feira (31), o Conselho de Segurança da ONU se reúne para discutir a situação de tensão entre Ucrânia, Rússia e os países da Otan.

Além disso, a agência de estatística da União Europeia divulgou dados preliminares do PIB que revelaram avanço de 5,2% em 2021. No último trimestre do ano, houve crescimento de 0,3% em relação ao trimestre anterior.

Por fim, as bolsas asiáticas tiveram, em geral, resultados positivos, puxados pelos ganhos robustos de Nova York na sexta-feira (28). Importante ressaltar que os mercados da China ficarão fechados ao longo da semana em virtude de feriado do ano-novo lunar.

  • Shanghai SE (China), não abriu
  • Nikkei (Japão), +1,07% (fechado)
  • Hang Seng Index (Hong Kong), +1,07% (fechado)
  • Kospi (Coreia do Sul), não abriu

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!

Radar do Trader: Caged e semana movimentada no Brasil com balanços 4T21 e Copom

Leia também:

Vendas totais da Iguatemi bate recorde de acordo com prévia do quarto trimestre de 2021

Cresce preocupação com a inflação de 2022 depois do IPCA-15 de janeiro

Ibovespa registra queda neste pregão, mas fecha a semana com ganhos de 2,7%


Sobre o autor