Ações

Qualicorp (QUAL3) – Acordo com o presidente

Por Eduardo Guimarães
02 outubro 2018 - 15:15

Em uma atitude polêmica e muito questionada pelo mercado, a Qualicorp assinou um contrato com o fundador e atual diretor-presidente da empresa, José Seripieri Filho, que detém 15 por cento de participação acionária. O que surpreende são os termos do acordo, que prevê que a empresa pague 150 milhões de reais ao fundador da Qualicorp. Em contrapartida, o fundador não poderá vender as suas ações e não poderá abrir outra empresa no setor (cláusula de não competição de negócios) por um período de seis anos.

A notícia foi muito mal recebida pelo mercado. As ações da Qualicorp (QUAL3) fecharam em forte queda de 30 por cento no pregão desta segunda-feira (01), com alto volume negociado de 337 milhões de reais, quase 10 vezes superior à média de setembro.

Segundo a empresa, este acordo se justificaria pelo risco de o executivo sair da empresa, vender as ações e abrir uma empresa concorrente. Para explicar os motivos e tentar conter os questionamentos, a empresa realizou teleconferência com investidores e foi questionada sobre os motivos do acordo. Segundo a Diretora de Relações com Investidores da companhia: “Todo mundo sabe como está esse mercado. É um mercado em transformação. O José Seripieri ‘Júnior’ é um executivo único. A empresa precisa manter o foco em um momento de transformação”.

O acordo foi aprovado por unanimidade pelo Conselho de Administração da companhia composto por conselheiros independentes.

Acreditamos que este acordo cria um desalinhamento com os acionistas minoritários da companhia em termos de governança corporativa.


Sobre o autor