Política

Proposta de corte na alíquota do IRPJ já é para 2022, diz Guedes

Por Fast Trade
29 junho 2021 - 14:59 | Atualizado em 29 junho 2021 - 15:47
recuperação econômica; ministério da economia

O ministro da economia, Paulo Guedes, disse que o governo está avaliando a proposta de corte de 5% do Imposto de Renda Pessoa Jurídica (IRPJ) de uma só vez. Durante a divulgação do resultado da arrecadação do mês de maio, o ministro explicou que é possível concretizar a medida já em 2022.

Isto porque, a proposta inicial da equipe econômica era fazer a redução em duas etapas, caindo 2,5% em 2022, chegando a 12,5%, com um recuo de mais 2,5% a partir de 2023, encerrando a 10%.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Desse modo, a alíquota adicional de 10% para rendimentos acima de R$20 mil por mês permaneceria inalterada, assim como a Contribuição Social Sobre o Lucro Líquido (CSLL).

Acima de tudo, o ponto central do projeto prevê a tributação dos dividendos distribuídos pelas empresas aos acionistas na alíquota de 20%. “Tem muita gente dizendo que estamos pagando muito; não, estamos pagando pouco”, disse Guedes.

Foco na redução da carga tributária das empresas

O ministro explicou que haverá redução dos impostos pagos pelas empresas, argumentando que a organização exerce um importante papel na economia com acúmulo de capital, tecnologia, e geração de emprego e renda.

Além disso, Guedes mencionou que a arrecadação no mês de maio bateu recorde histórico, assim como o valor acumulado nos primeiros cinco meses do ano.  “A economia brasileira continua surpreendendo favoravelmente”, enfatizou o líder da pasta.

+ Clube de Investimentos: Tudo o que você precisa saber

Guedes também destacou o crescimento das receitas em todos os setores e disse que nas principais áreas econômicas, os níveis históricos foram superados.  “É inequívoco que Brasil já levantou e a economia está caminhando em velocidade bem acima do que era esperado na virada do ano”, observou.

Por fim, o ministro ressaltou que a proposta segue em um momento importante, devido às discussões sobre a reforma tributária e que o governo tem o compromisso de ajudar o empresariado.

Quer ficar informado de todas as novidades do mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Proposta de corte na alíquota do IRPJ já é para 2022, diz Guedes

Leia também:

Bolsa brasileira desvia do exterior e cai pressionado pelos bancos; dólar avança

Etsy anuncia aquisição da brasileira Elo7 por US$217 milhões

Mercados globais ensaiam recuperação, apesar das preocupações na Ásia


Sobre o autor