
Em meio aos ensaios de recuperação, a projeção para o Ibovespa em 2020 foi reduzida novamente pelo Bank of America. De acordo com os estrategistas do BofA, o índice chegará aos 76 mil pontos até o fim de 2020.
Ainda segundo os especialistas, o potencial de valorização é de 9% mediante ao fechamento da última sexta-feira (3).
Na última semana, a projeção passou de 130 mil pontos para 87 mil pontos, a previsão que antecede a atual. Vale lembrar que os impactos da pandemia do coronavírus afetaram diretamente o recuo de 37% do Ibovespa no 1T20.
Assim sendo, o BofA especula um cenário base cuja economia contrai de forma significativa, mas se recupera gradativamente. Nesse sentido, a projeção para o Ibovespa indica que essa recuperação deve começar a acontecer apenas no final do ano.
Ainda assim, a expectativa é que o lucro das empresas seja menor em 2021 do que em 2019. Apenas em 2020, o lucro por ação das empresas componentes do Ibovespa deve cair 20%, se recuperando posteriormente com +15%.
No cenário mais pessimista, o Ibovespa concluiria o ano com apenas 60 mil pontos (-14%). Em contrapartida, para o cenário otimista o BofA projetou que o Ibovespa encerraria 2020 com 89 mil pontos (+28%).
Embora tenha revisado a projeção para o Ibovespa, o Bank of America manteve o Brasil como overweight (acima da média).
Confira mais notícias em destaques que impactam a projeção para o Ibovespa:
Ibovespa salta 6,5% com redução do Covid-19, mas cena política segue no radar