EmpresasHome

Programa de Formador de Mercado para Ações, BDRs e ETFs é lançado pela B3

Por Bruna Santos
05 novembro 2019 - 10:53
ações da B3; B3SA3

Os mercados de ações, BDRs e ETFs da B3 passaram a contar com um novo Programa de Formador de Mercado.

Voltada para o desenvolvimento de liquidez e performance dos ativos participantes, a iniciativa faz parte de um programa da Bolsa.

Na B3, os formadores de mercado são comprometidos em manter ofertas de compra e venda de forma regular e contínua.

Assim, a liquidez dos valores mobiliários da sessão é fomentada, facilitando negócios e mitigando movimentos artificiais nos preços dos produtos.

Além da ampliação de ativos elegíveis, a iniciativa promove aumento da demanda por credenciamento; foram credenciamentos no programa em 2019.

Dessas, cinco são inaugurais. Foram contempladas 89 ações, 2 ETFs e 230 BDRs, frente as 54 ações do ano anterior.

O primeiro programa terminou na última sexta-feira (01/11) com resultados expressivos, de acordo com a B3. O aumento da lista de ativos elegíveis é um indicativo disso.

A Bolsa revelou ainda um aumento de 62% para os ativos participantes do programa no volume médio diário negociado (ADTV).

Em contrapartida, os ativos do IBRx-100 que não participaram da iniciativa avançaram 30%.

Esse movimento positivo também foi identificado em outros indicadores, sob a mesma base comparativa, entre eles: a quantidade de ativos negociada (+54% contra 18% para os ativos do IBRx-100 não-participantes); o número de negócios (+49% contra 16% dos não-participantes).

Também foi verificada redução significativa de spreads entre os ativos participantes do programa em comparação com o restante do mercado.

O período de atuação dos formadores neste programa é de dezoito meses, com início em 04/11/2019 e término em 30/04/2021.

Para saber mais sobre o Programa de Formador de Mercado, consultar os ativos beneficiados, os parâmetros obrigatórios e o número de formadores credenciados acesse o site da B3.


Sobre o autor