Agronegócio

Produção de soja deve atingir 133,7 milhões de t na safra 2020/21, estima Conab

Por Fast Trade
14 janeiro 2021 - 08:30 | Atualizado em 14 janeiro 2021 - 11:07
grãos e oleaginosas; produção de soja; safra de grãos

A produção da soja, principal cultura cultivada no Brasil, pode chegar a 133,7 milhões de toneladas, diante do aumento de área em 3,4%.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Desse modo, a oleaginosa responderia por quase 50% da colheita de grãos no país, estimada em 264,8 milhões de toneladas para a safra 2020/21.

Os dados fazem parte do 4º Levantamento da Safra de Grãos, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Conforme o boletim da estatal, essa produção deve crescer 7,9 milhões de toneladas frente a safra 2019/20, quando a colheita foi de 256,94.

A princípio, a colheita da soja já começou no Mato Grosso, considerado o principal estado produtor da oleaginosa.

Segundo a Conab, a produção de soja da região pode somar 35,43 milhões de toneladas, configurando em ligeiro recuo com o estimado na safra anterior.

Nesse sentido, destaca-se a projeção de menor produtividade para o período, uma vez que as condições climáticas de 2019 não foram repetidas desde então. Desse modo, a perspectiva ignora até mesmo a projeção de aumento na área plantada.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Milho

Assim como a soja, o milho também teve a previsão sobre sua produção total estimada. De acordo com a Conab, a produção do grão deve totalizar 102,3 milhões de toneladas.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Em contrapartida, a primeira safra do cereal deve apresentar contrair 6,9%, sobretudo por causa das condições climáticas desfavoráveis.

No Rio Grande do Sul, por exemplo, o declínio do índice foi estimado em 11%, derrubando a produção do milho em cerca de 9,3%.

Ao mesmo tempo, a previsão para Santa Catarina é menos otimista em relação a queda na produtividade (-14%) e na colheita da primeira safra (-12,7%).

Por outro lado, a área destinada ao plantio do grão deve crescer em ambos os estados, fato que reduz um pouco a queda no volume de produção.

Acesse a íntegra do Boletim do 4° Levantamento da Safra de Grãos e veja mais destaques da soja, entre outros. Por fim, acompanhe o portal Fast Trade para mais destaques do agronegócio.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

 


Sobre o autor