Agronegócio

Produção Agroindustrial Brasileira fica estável em 2021, mas setor continua fraco

Por Fast Trade
21 fevereiro 2022 - 06:26 | Atualizado em 21 fevereiro 2022 - 08:00
produção agroindustrial

O Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) teve queda de 2,1% em dezembro sobre o mesmo período em 2020. Contudo, o indicador teve avanço de 3,9% em relação ao mês anterior, novembro. Dessa maneira, a produção agroindustrial encerrou o último ano estável na comparação anual.

Os dados são do Centro de Estudos em Agronegócio da Fundação Getúlio Vargas (FGV Agro). Para a composição do índice, leva-se em consideração a Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF), as variações do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR), a taxa de câmbio e o Índice de confiança do Empresário da Indústria de Transformação (ICI).

+ Guia completo sobre investimentos em fundos multimercados

“Apesar de a produção agroindustrial não ter registrado queda em 2021, a estagnação não se apresenta como uma boa notícia, uma vez que 2020 foi marcado pelos efeitos mais adversos (em termos econômicos) do início da pandemia da covid-19 no país e, logo, a base de comparação é estreita”, explicaram os pesquisadores da FGV Agro.

Grupos e perspectivas 2022

De acordo com o indicador, houve alta de 4% sobre produtos não-alimentícios e de 3,8% sobre alimentos e bebidas na comparação com novembro. Destacou-se positivamente os biocombustíveis, com avanço de 16,9%, o fumo com crescimento de 10,9% e produtos alimentícios de origem vegetal com expansão de 7,1%.

No ano, produtos alimentícios tiveram recuo de 6,2%, compensado, todavia, pelo crescimento de 7,5% em produtos não-alimentícios. Além disso, o indicador da agroindústria brasileira está a um nível 3,6% inferior ao período pré-pandemia.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Para 2022, a FGV Agro espera uma evolução do índice que pode ir desde a contração de 1,3% para a expansão em 1,8%. A estimativa leva em consideração o controle da pandemia, o crescimento do PIB de 0,3% e cenário interno e externo estáveis.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então assine a Fast Break e receba as notícias mais relevantes do momento!

Produção Agroindustrial Brasileira fica estável em 2021, mas setor continua fraco

Leita também:

Petrobras deve ter lucro recorde em 2021; 4T21 deve pagar US$ 5 bi em dividendos

Dólar fecha a R$ 5,13 concluindo a sexta semana consecutiva de baixa


Sobre o autor