Agronegócio

Produção agroindustrial brasileira alcança o patamar anterior à pandemia

Por Fast Trade
21 julho 2021 - 06:58 | Atualizado em 21 julho 2021 - 09:17

O Índice de Produção Agroindustrial Brasileira (PIMAgro) registrou um forte crescimento em maio, atingindo o patamar de fevereiro do ano passado, antes da pandemia.

Segundo o Centro de Estudos da Fundação Getúlio Vargas (FGV-Agro), o indicador avançou 10,9% em relação ao mesmo mês de 2020. Este resultado ganhou força com o salto de 27,9% no grupo de produtos não-alimentícios.

No entanto, o segmento de produtos alimentícios e bebidas recuou 1% na mesma base de comparação, desacelerando o crescimento do índice.

+ Ebook: O que ninguém conta sobre os investimentos em ações

É importante destacar que a composição do PIMAgro utiliza os dados da Pesquisa Industrial Mensal (PIM-PF) do IBGE, as variações do Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), a taxa de câmbio e a confiança do Empresário da Indústria de Transformação da FGV.

Em comparação a abril, o PIMAgro também registrou um movimento positivo em 3,4%, após contabilizar três baixas mensais consecutivas.

“Esse crescimento foi impulsionado pelo auxílio emergencial combinada à redução das restrições na circulação decorrentes da 2ª onda da Covid-19. Com a alta de maio, a agroindústria volta, exatamente, ao patamar pré-crise” – explicou a FGV Agro ao Valor.

Comportamento geral do segmento

No segmento de alimentos não-alimentícios, o crescimento interanual teve a liderança da área têxtil, que subiu 76,2% em relação a maio de 2020, e a borracha, que avançou 73,9% na mesma base.

Ao mesmo tempo, no caso dos produtos alimentícios, houve retração dos níveis de produção em 4,9%, ao passo que, as bebidas registraram um desempenho positivo de 21,4%.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

“No acumulado dos últimos 12 meses até maio, a expansão da agroindústria foi de 4,4%. (…) sinalizando aceleração em comparação a 2020” – informou a FGV Agro.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Produção agroindustrial brasileira alcança o patamar anterior à pandemia

Leia também:

Temporada de balanços: Neoenergia e Romi reportam aumento nos lucros do 2T21

Ibovespa avança com foco nos resultados corporativos e no apetite ao risco global

Dólar fecha a R$5,22 em dia de realização de lucros no câmbio


Sobre o autor