EconomiaHome

Previsão de crescimento econômico para Brasil recua a menos de 2%, diz bancos de Wall St

Por Bruna Santos
28 fevereiro 2020 - 08:28

perspectiva de crescimento econômico para o Brasil em 2020 foi reduzida pelo Bank of America para menos de 2%. Do mesmo modo, o Banco J.P. Morgan cortou a projeção pela segunda vez neste ano, mas de forma mais acentuada. O BofA reduziu as estimativas para o Brasil de 2,2% para 1,9% e o JP Morgan, de 1,9% para 1,8%.

No primeiro caso, a escalada do surto de Covid-19 foi destacado como um impacto negativo nas exportações brasileiras. Por causa do impacto da epidemia e indicadores de atividade misto, o banco cortou a previsão em 0,30 ponto percentual.

Para economistas do JP Morgan, o crescimento dos investimentos em 2020 será menor em 5,0% e as exportações cairão 0,5%. Muitos observadores consideram esses movimentos altamente sensível para o governo do presidente Jair Bolsonaro, segundo publicou a Reuters.

Essas sinalizações contrariam as perspectivas internas sobre o crescimento econômico, inclusive as estimativas do ministro da Economia Paulo Guedes. Guedes acredita em um crescimento acima de 2,5%, puxado pelas reformas econômicas do governo e as baixas taxas de juros.

Em contrapartida, uma série de indicadores econômicos têm vindo mais fracos que o esperado recentemente. Os dados de atividade de dezembro inclusive apontaram que a economia não ganhou tração no quarto trimestre, dizem os economistas.

Ademais, a imprensa relata que Bolsonaro está ficando cada vez mais frustrado com Guedes diante do risco sobre o crescimento. Por aqui, o governo mantém previsão de crescimento em 2,4%, embora a taxa possa vir a ser revisada, conforme disse à Reuters o secretário do Tesouro, Mansueto Almeida.

Na Pesquisa Focus do Banco Central desta semana a estimativa de crescimento econômico para o Brasil foi reduzida a 2,20%.

Leia mais notícias além da estimativa de crescimento econômico:

Coronavírus tem mais destaque que incerteza política; PNAD de janeiro; PIB e outras notícias


Sobre o autor