Economia

Presidente do Fed vai propor alta nos juros dos EUA de 0,25 p.p. na próxima reunião

Por Fast Trade
02 março 2022 - 16:01 | Atualizado em 02 março 2022 - 17:15
FED

O presidente do Fed – Federal Reserve (Banco Central Norte Americano), Jerome Powell, disse ser apropriado propor uma alta nos juros dos EUA de 0,25 p.p. na próxima reunião. A declaração foi feita na audiência da Câmara dos Representantes, onde Powell se posicionou a respeito do gerenciamento da política monetária dos Estados Unidos.

Além de afirmar que acredita ser ideal a subida dos juros no mês de março, Powell pondera que o aumento fique em torno de 0,50 ponto percentual. Mas, isso deve acontecer se a alta dos índices relativos aos preços persistirem mais tempo do que o esperado. Sendo assim, se a inflação continuar na curva para cima, a tendência é que os juros subam em uma ou mais reuniões, segundo afirmou o presidente do Fed.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader

Na avaliação de Powell, o mercado adotou uma postura correta ao antecipar o aumento dos juros nos últimos meses. Isto porque, com essas altas, os investidores souberam ler de forma adequada a nova posição do Fed sobre a política monetária.

Fed reconhece desafios

Powell admitiu que o Fed não possui uma política monetária efetivamente capaz de lidar com altas de inflação relacionadas à escassez de ofertas. Mas, apesar de tudo, a inflação tem maior peso monetário, e com isso o Fed sabe lidar.

+ Derivativos: O guia completo para você começar a investir!

Além disso, o presidente do banco central mencionou suas incertezas quanto aos impactos que a guerra entre a Rússia e a Ucrânia podem trazer. Contudo, independente da imprevisibilidade, é certo que haverá o aumento dos juros na próxima reunião que acontece no mês atual, março.

Por fim, Powell foi questionado sobre os investimentos de infraestrutura dos EUA e respondeu que tudo quilo que aumenta a produção dos Estados Unidos contribui para elevar o PIB no longo prazo, e isso se reflete na inflação.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

 

Leia Mais:

Governo estuda reduzir a alíquota do IOF que incide sobre operações de crédito


Sobre o autor