EmpresasHome

Preço do minério mostra pressão baixista, ignorando problemas da Vale

Por TradersClub
13 fevereiro 2019 - 11:10
Vale

Os preços do minério de ferro continuam sentindo pressão baixista. Após os contratos futuros negociados em Dalian terem sido suspensos por variações extremas no pós-market na noite de ontem na China, o resultado é fraqueza na cotação dos teores mais finos.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

Assim, o minério de baixa qualidade continua a se recuperar: os teores próximos a 58% de pureza fecharam ontem no patamar mais alto desde setembro de 2014, reduzindo o spread ante os teores mais puros para pouco mais de US$10 – o mais baixo em pouco mais de dois anos.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

Para analistas do HSBC, os preços do mineral não estão se sustentando porque as margens das siderúrgicas chinesas estão baixas e o aumento nos preços ameaça uma compressão pior. Essa situação pode aumentar a preferência das usinas chinesas por ferro de menor qualidade, mesmo com as restrições do governo quanto à poluição. Entre os fatores que sustentaram a alta recente foram os feriados de Ano Novo Lunar na China e as maiores preocupações com o fornecimento do mineral vindo do Brasil.

Baixe o e-book: Desvendando o swing trade: tudo o que você precisa saber!

Para a equipe do banco britânico, o rali do minério deve perder força e o preço spot, ou seja, a cotação Qingdao, deve voltar a US$75 a tonelada, onde há sim forte suporte. Há um amplo espaço para outros produtores de minério aproveitarem os preços mais altos, elevando os níveis de produção. Para eles, a quantidade de produção da Vale suspensa, equivalente a 3% da oferta marítima, não é suficiente para justificar o recente aumento nos preços. Mesmo assim, eles veem riscos quanto a possíveis novas interrupções na Vale decorrentes do acidente em Brumadinho.

Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou

Relatório gratuito – Petrobras: O petróleo é nosso


Sobre o autor