Economia

Powell, presidente do Fed, afirma que economia norte-americana pode entrar em recessão

Por Fast Trade
22 junho 2022 - 15:00 | Atualizado em 22 junho 2022 - 16:05
FED

Embora o objetivo do Federal Reserve (Fed) não seja colocar a economia norte-americana em recessão, Jerome Powell, presidente da instituição, afirmou que isso pode acontecer. A fala ocorreu no Senado e a justificativa é a rápida alta dos juros em virtude de combate à inflação.

De acordo com Powell, havia a necessidade do Fed se movimentar rapidamente depois do avanço da inflação. Não havia, por exemplo, como esperar mais seis semanas para um aumento mais gradual da taxa de juros.

+ Inscreva-se para a segunda edição do Invest Day!

Em primeiro lugar, era preciso colocar os juros em território neutro rapidamente, por volta de 2,5%, e depois avançar até o território restritivo. Contudo, o presidente da autoridade monetária acredita que os juros entre 1,50% e 1,75% continuam razoavelmente baixos.

Ao mesmo tempo, sobre a inflação, Powell afirmou que a variação de preços agora depende do funcionamento de cada setor. Todavia, aqueles onde o custo de mão de obra é mais alto, a queda nos preços será mais rápida.

Selic no Brasil

No Brasil, a última ata do Comitê de Política Monetária (Copom) reforçou a visão do mercado de que o Banco Central (BC) deve intensificar e prolongar o ciclo de alta da Selic. Nesse sentido, a aposta majoritária é de mais uma elevação em agosto de 0,5 ponto e o início da queda só em meados de 2023.

+ Guia de A a Z de como se tornar um Trader: Baixe agora!

Entretanto, alguns participantes do mercado chegam a acreditar em mais altas com a Selic terminando o próximo ano na casa dos 14%. A opinião é motivada pela falta de perspectiva sobre a inflação. Algumas casas de análise, por exemplo, apontam que o futuro próximo é desafiador diante dos riscos orçamentários e das eleições.

Patricia Pereira, estrategista-chefe da MAG Investimentos, afirmou que a última ata do Copom foi “hawkish”, classificação que aponta a dureza em relação ao combate à inflação e às políticas monetárias mais contracionistas.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram!

Powell, presidente do Fed, afirma que economia norte-americana pode entrar em recessão

Leia também:

Importadores aumentam as compras externas de petróleo devido ao cenário da Petrobras


Sobre o autor