Economia

Pnad Contínua; Índice de Preços ao Produtor Amplo e mais indicadores econômicos

Por Fast Trade
29 janeiro 2021 - 08:30 | Atualizado em 29 janeiro 2021 - 11:14
indicadores econômicos

Confira os mais recentes indicadores econômicos que revelam mais dos impactos gerados pela pandemia de covid-19 na economia brasileira.

+ Derivativos – O guia definitivo para começar a investir: confira!

Em primeiro lugar, a taxa de desemprego foi de 14,1% no trimestre encerrado em novembro de 2020, ante 0,96% em dezembro. No trimestre imediatamente anterior, o indicador havia apurado 14,4% e, portanto, o cenário indica estabilidade.

Os dados integram a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (Pnad Contínua), divulgada ontem (28) pelo IBGE. Essa taxa do trimestre encerrado em novembro é a mais alta desde 2012, ano que marca o início da série histórica da pesquisa.

Na comparação anual, (11,2%), o aumento é um pouco mais singelo, de 2,9 pontos percentuais. Já o número de desempregados foi estimado em 14 milhões.

Além disso, vale conferir a performance do Caged, comentada pelo ministro da Economia, Paulo Guedes.

Em segundo lugar, o Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) avançou 2,58% em janeiro. Como resultado, o indicador acumula alta de 25,71% em 12 meses. Anteriormente, o IGP-M subiu 0,48% em janeiro do ano passado e, na época, acumulava alta de 7,81% em 12 meses.

Do mesmo modo, o Índice de Preços ao Produtor Amplo (IPA) subiu 3,38% em janeiro, ante 0,90% em dezembro. Confira a íntegra da performance do IGP-M e do IPA.

+ Guia do Investidor Iniciante: acesse o material gratuito.

Confiança da Indústria de Transformação e outros indicadores econômicos

Já a Confiança da Indústria de Transformação (ICI)  inaugurou 2021 em queda após oito meses de altas consecutivas, segundo a FGV.

+ Guia de A a Z de como se tornar um trader: baixe gratuitamente!

Nesse sentido, o indicador contraiu 3,6 pontos no primeiro mês do ano, para 11,3 pontos. No entanto, a confiança da indústria se manteve estável em médias móveis trimestrais.

“O resultado é reflexo de uma percepção menos favorável dos empresários sobre a situação atual dos negócios e perspectivas menos otimistas para a produção prevista para os próximos três meses que parece estar relacionada com o fim dos benefícios emergenciais e avanço da pandemia no país”, avaliou Viviane Seda Bittencourt, Coordenadora das Sondagens da FGV IBRE.

+ Calendário do Trader 2021: Fique por dentro dos vencimentos futuros (Índice e Dólar) e feriados que influenciam o dia a dia e o decorrer das negociações realizados na B3.

Na sequência dos destaques, o estoque total de crédito no Brasil cresceu 1,6% na passagem de novembro para dezembro para R$ 4,018 trilhões. O montante equivale a 54,2% do PIB, conforme divulgou o Banco Central.

Por fim, o empoçamento de recursos do governo federal encerrou 2020 em R$ 21,7 bilhões, de acordo com o Tesouro Nacional. Leia também sobre as contas públicas.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade.


Sobre o autor