Economia

PMI composto do Brasil recua em dezembro

Por Fast Trade
06 janeiro 2021 - 17:00 | Atualizado em 06 janeiro 2021 - 18:40
Caged

De acordo com a IHS Markit, o Índice de Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) Composto do Brasil recuou em dezembro. A queda marginal ante novembro foi de apenas 53,8 para 53,5. Desse modo, o indicador se manteve acima da marca de 50. Segundo a empresa britânica de informações e serviços financeiros, um resultado acima de 50 indica expansão da atividade.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

PMI de serviços

Acima de tudo, o resultado divulgado nesta quarta-feira (6) é reflexo do avanço registrado pelo PMI de serviços, que passou de 50,9 para 51,1.

Nesse sentido, o crescimento foi generalizado entre os cinco subsetores monitorados, conforme relatou a IHS Markit. Além disso, a tendência de alta foi puxada principalmente pelo subsetor de Transporte e Armazenamento.

Ao mesmo tempo, os empresários pesquisados relacionaram o leve aumento na produção com a melhora das perspectivas econômicas.

Também houve destaque para as condições mais favoráveis da demanda, atrelado à reabertura de estabelecimentos desde o afrouxamento das medidas de restrição à atividade.

As notícias positivas relacionadas com a vacina contra a covid-19 também foram citadas, embora a campanha ainda não tenha começado no Brasil.

“As empresas brasileiras de serviços estão cada vez mais confiantes em um aumento da produção em 2021”, diz a Markit em nota.

Na mensagem, a empresa destacou o crescimento no nível de sentimento positivo em relação aos dados de novembro.

Do mesmo modo, pontuou que “evidências sugerem que os desenvolvimentos relativos à vacina foram o fator decisivo para fomentar o otimismo em dezembro”.

No Brasil, a campanha de vacinação ainda não começou, mas está prevista para ter início em 25 de janeiro, segundo o governo de São Paulo.

Por outro lado, a Diretora Associada Econômica da IHS Markit, Pollyanna de Lima, alertou que, ”embora os dados mais recentes tenham trazido alguma certeza de que a economia de serviços continuará demonstrando resiliência frente à pandemia, a sustentabilidade da recuperação entra em cena quando observamos os dados de emprego e as evidências dos participantes da pesquisa”.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Sob o mesmo ponto de vista, ela acredita que “o aumento do número de infecções antes da distribuição em larga escala das vacinas pode trazer novas restrições e atrasar a recuperação”.

PMI Industrial

Contrapondo o desempenho do PMI de serviços, o PMI industrial contraiu de 64,0 para 61,5 na mesma base de comparação.

Acompanhe o portal Fast Trade para ficar por dentro dos principais destaques econômicos, políticos, corporativos e mais.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade.

Por fim, leia também:

B3: confira o calendário de feriados de 2021

Bolsa de Valores registra 1,5 milhão de novos investidores em 2020

Ações que podem pagar os maiores dividendos em 2021


Sobre o autor