Tecnologia

Plataformas digitais reduzem os impactos do Covid-19

Por Fast Trade
17 abril 2020 - 15:59 | Atualizado em 17 abril 2020 - 16:56

Na tentativa de minimizar os impactos do Covid-19 no comércio de itens perecíveis, diferentes tipos de plataformas digitais foram engajadas para servir de apoio aos produtores.

Com o fechamento de bares e restaurantes devido às medidas de isolamento social, o comércio de hortifrútis e demais itens perecíveis caiu pelo menos 20% em março.

Nesse sentido, a previsão é que o segmento de flores tenha um prejuízo superior a R$1,4 bilhão, caso a quarentena seja estendida até o Dia das Mães.

Além disso, o segmento de pescado previu que as perdas podem chegar na casa dos R$6 bilhões em 2020, o que provocou um alerta geral aos trabalhadores do setor.

Para ajudar a reduzir os efeitos da crise, só esta semana foram lançadas duas plataformas digitais, que atenderão produtores, supermercados e prestadores de serviços de frete.

Os dois projetos surgiram da iniciativa da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), com o apoio do Ministério da Agricultura.

Como resultado, as duas plataformas digitais buscam fomentar a comercialização de produtos hortifrútis, flores e pescados no meio digital e em caráter permanente.

Para tanto, serão fornecidas todas as instruções necessárias aos produtores que não costumam trabalhar com o e-commerce, para que se orientem e aproveitem a oportunidade de construir uma abordagem de multicanais.

Segundo o diretor executivo da Accenture, Igor Meskelis, a primeira versão das plataformas digitais ainda é básica porque veio para atender a demanda urgente dos pequenos negócios, mas a ideia é expandir.

“Se já beneficiarmos centenas de pessoas terá valido a pena, mas vemos potencial para atingir milhares” – explicou executivo.

Plataformas digitais reduzem os impactos do Covid-19

Acompanhe as últimas notícias do mercado financeiro:

Ibovespa opera em alta em expectativa ao uso do Remdesivir

Realização de lucros e PIB da China pressionam alta do dólar

Ministro da Saúde é exonerado e Bolsonaro anuncia substituto; confira a repercussão

Trump anuncia plano de reabertura dos mercados; PIB da China desaba no 1º trimestre


Sobre o autor