Economia

PIB: monitor da FGV aponta alta de 7,5% na atividade econômica do 3T20

Por Fast Trade
19 novembro 2020 - 17:00 | Atualizado em 19 novembro 2020 - 19:11
economia brasileira, PIB

A atividade econômica do Brasil cresceu 7,5% no terceiro trimestre, de acordo com o Monitor do PIB-FGV. O levantamento divulgado na manhã desta quarta-feira (19) mostrou um salto de 1,1% na passagem de agosto para setembro.

Esse foi o quinto mês de crescimento consecutivo de alta para a economia, conforme destacou a instituição.

O “desempenho da indústria e de serviços” foi relacionado, pela ótica da oferta, como responsável pelo crescimento na comparação mensal, ao passo que o “desempenho do consumo das famílias e da formação bruta de capital fixo”, foi relacionado pela ótica da demanda.

Em contrapartida, a economia contraiu 4,4% no 3T20 frente ao mesmo período de 2019 e 2,3% na comparação interanual de setembro.

Nesse sentido, o recuo de 2,3% é explicado sobretudo pela retração dos serviços (-4,0%) e agropecuária (-3,5%).

Vale ressaltar que a indústria voltou a crescer (2,2%) após seis meses de quedas consecutivas e há perspectivas mais positivas para 2021.

De acordo com o coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Considera, esse forte crescimento do terceiro trimestre reverte, em parte, o forte declínio de 9,7% apurado entre abril, maio e junho deste ano.

A queda foi puxada pelos impactos da pandemia de covid-19 no Brasil, sobretudo a partir de março.

Considera ressaltou, no entanto, que o crescimento do terceiro trimestre não bastou para recuperar o nível de atividade econômica, que segue 5% abaixo do observado no quarto trimestre de 2019.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Serviços

O setor de serviços, contudo, ainda enfrenta dificuldades para se recuperar – mesmo com a flexibilização da atividade.

Isso se dá, segundo ele, principalmente em razão da elevada incerteza quanto ao futuro da pandemia.

“A elevada incerteza quanto ao futuro da pandemia tem inibido a recuperação mais robusta do setor de serviços, que é a atividade mais relevante da economia brasileira”, disse o coordenador.

Atualmente, a Europa e os Estados Unidos enfrentam uma nova onda de casos crescentes e os temores refletem no mundo. Confira por fim a íntegra do press release do Monitor.

Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Monitor do PIB-FGV

Responsável por prover um indicador mensal do PIB, o Monitor do FGV se baseia na metodologia das Contas Nacionais do IBGE.

De acordo com a instituição, o indicador estima mensalmente o PIB nacional em volume, em valor corrente e em valor constante a preços de 1995.

Clique aqui e saiba mais.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade

Leia também:

Dólar tem sessão volátil com foco no exterior e no risco fiscal

GOLL4: média diária de voos da Gol sobe 34% em outubro

INDFUT: Guedes acalma mercado e Ibovespa futuro sobe apesar do exterior


Sobre o autor