
A atividade econômica do Brasil cresceu 7,5% no terceiro trimestre, de acordo com o Monitor do PIB-FGV. O levantamento divulgado na manhã desta quarta-feira (19) mostrou um salto de 1,1% na passagem de agosto para setembro.
Esse foi o quinto mês de crescimento consecutivo de alta para a economia, conforme destacou a instituição.
O “desempenho da indústria e de serviços” foi relacionado, pela ótica da oferta, como responsável pelo crescimento na comparação mensal, ao passo que o “desempenho do consumo das famílias e da formação bruta de capital fixo”, foi relacionado pela ótica da demanda.
Em contrapartida, a economia contraiu 4,4% no 3T20 frente ao mesmo período de 2019 e 2,3% na comparação interanual de setembro.
Nesse sentido, o recuo de 2,3% é explicado sobretudo pela retração dos serviços (-4,0%) e agropecuária (-3,5%).
Vale ressaltar que a indústria voltou a crescer (2,2%) após seis meses de quedas consecutivas e há perspectivas mais positivas para 2021.
De acordo com o coordenador do Monitor do PIB-FGV, Claudio Considera, esse forte crescimento do terceiro trimestre reverte, em parte, o forte declínio de 9,7% apurado entre abril, maio e junho deste ano.
A queda foi puxada pelos impactos da pandemia de covid-19 no Brasil, sobretudo a partir de março.
Considera ressaltou, no entanto, que o crescimento do terceiro trimestre não bastou para recuperar o nível de atividade econômica, que segue 5% abaixo do observado no quarto trimestre de 2019.
Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir
Serviços
O setor de serviços, contudo, ainda enfrenta dificuldades para se recuperar – mesmo com a flexibilização da atividade.
Isso se dá, segundo ele, principalmente em razão da elevada incerteza quanto ao futuro da pandemia.
“A elevada incerteza quanto ao futuro da pandemia tem inibido a recuperação mais robusta do setor de serviços, que é a atividade mais relevante da economia brasileira”, disse o coordenador.
Atualmente, a Europa e os Estados Unidos enfrentam uma nova onda de casos crescentes e os temores refletem no mundo. Confira por fim a íntegra do press release do Monitor.
Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader!
Monitor do PIB-FGV
Responsável por prover um indicador mensal do PIB, o Monitor do FGV se baseia na metodologia das Contas Nacionais do IBGE.
De acordo com a instituição, o indicador estima mensalmente o PIB nacional em volume, em valor corrente e em valor constante a preços de 1995.
Clique aqui e saiba mais.
Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade
Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram acessando o link: https://t.me/plataformafasttrade
Leia também:
Dólar tem sessão volátil com foco no exterior e no risco fiscal
GOLL4: média diária de voos da Gol sobe 34% em outubro
INDFUT: Guedes acalma mercado e Ibovespa futuro sobe apesar do exterior