
Baseado no Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), considerado a “prévia do PIB”, analistas estão revendo a previsão para o declínio do Produto Interno Bruto no 2º trimestre.
O nível de atividade da economia brasileira caiu 9,73% em abril frente a março, segundo dados divulgados hoje pelo Banco Central. Isso significa que o índice calculado pelo BC passou de 131,05 pontos (março) para 118,30 pontos (abril) na série dessazonalizada.
Esse decréscimo representa o pior resultado para o mês da série histórica do BC (117,99 pontos) e reflete a crise causada pela pandemia do coronavírus.
A baixa da ‘prévia do PIB’ de abril chegou a 15,09% na comparação anual, na série sem ajustes sazonais. O indicador acumula baixa de 4,15% de janeiro a abril e de 0,52% nos últimos 12 meses até abril.
Revisões
A projeção atual do Banco Central para a atividade doméstica em 2020 tem sido considerada um pouco defasada. No próximo dia 25, a instituição deve publicar uma nova estimativa por meio do Relatório Trimestral de Inflação (RTI).
Economistas estimam queda menos acentuada para o PIB do 2º trimestre
“Frente às expectativas iniciais, a impressão é que o fundo do poço foi menor do que se estimava inicialmente, o que é uma notícia um pouco mais positiva para a atividade”, avaliou Daniel Silva, economista da Novus Capital.
A gestora de recursos ainda vai esperar mais indicadores do 2T20 para revisar a projeção do PIB 2020, mas hoje estima em queda de 7,5%. Anteriormente, o tombo previsto chegava a 15%. “O número tem viés de alta, mas dificilmente a retração será menor do que 5%, diz Silva.
No boletim Focus divulgado pelo BC na última segunda-feira (15), a projeção era de queda de 6,51% do PIB em 2020.
Atividade econômica
Para Luka Barbosa, economista do Itaú Unibanco, embora os indicadores de abril tenham confirmado que o mês foi o pior do ano em termos de atividade, houve setores que amorteceram a queda como, por exemplo, a produção de alimentos, os produtos farmacêuticos e o setor de supermercados.
Na avaliação dele, a queda do PIB do 2º trimestre será grande, mas não tão pronunciada. “Vejo os dados melhorando”, disse Barbosa. Ele ainda indicou que o Itaú projeta um declínio de 10,6% para a economia ante os três meses anteriores, mas observou que o ‘tracking’ diário está apontando redução de 8,7%.
Clique para acessar o Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) de abril de 2020.