AçõesHome

PIB da China, Fórum de Davos marcam a semana

Por TradersClub
21 janeiro 2019 - 12:06
Pagamento pela Evergrande

A segunda-feira começou com a divulgação de um dos dados mais importantes dos últimos meses: o PIB da China, a segunda maior economia do mundo, para o quarto trimestre e a consolidação dos números de 2018. Com alta de 6,6% durante o ano, a economia chinesa teve o crescimento mais lento desde 1990, mas ainda manteve os mercados asiáticos em território positivo por vir em linha com o consenso – uma amostra de que a injeção de estímulos por parte do governo chinês está dando resultado.

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade

A semana também será marcada pelo Fórum Econômico de Davos, que começa hoje na Suíça com um discurso de Christine Lagarde, diretora do Fundo Monetário Internacional. O presidente Jair Bolsonaro fala amanhã, no primeiro dia de debates do encontro das maiores lideranças políticas e econômicas do mundo, e que terá eventos até a sexta-feira. Com a ausência do presidente americano Donald Trump, o foco serão as falas da delegação brasileira – o mundo espera para ver se o Brasil é, de fato, uma nova alternativa liberal na América Latina.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

E falando em Trump, a situação do líder americano continua a se complicar: a especulação de o que o presidente poderia enfrentar um processo de impeachment ganha força na mídia internacional, principalmente com a notícia de que o Congresso americano deve aceitar uma proposta de trégua de Trump que inclui a verba para o muro na fronteira com o México. Enquanto o imbróglio não se resolve, os funcionários federais do país continuam parados, e a divulgação de dados – essencial para o comando da política monetária do país e, consequentemente, para um posicionamento mais claro do investidor – continua em suspenso.

Relatório gratuito – Petrobras: O petróleo é nosso

Para o restante da semana, fique atento às falas dos dirigentes em Davos e nas reuniões de política monetária do Banco Central Europeu e do Banco Central do Japão – todos com chances de darem pistas sobre o futuro das economias desenvolvidas do planeta. Por aqui, terça-feira teremos divulgação de dados de varejo de dezembro e, na quarta, o IPCA-15 de janeiro.

Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou


Sobre o autor