Economia

PIB brasileiro deve crescer 3% em 2021, prevê Banco Mundial

Por Fast Trade
05 janeiro 2021 - 17:00 | Atualizado em 05 janeiro 2021 - 18:59
Banco Mundial

De acordo com o mais recente relatório Focus, do Banco Central, o PIB brasileiro deve crescer 3,40% em 2021. Do mesmo modo, o Banco Mundial projeta uma alta para a economia do Brasil, mas de 3%.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Em contrapartida, a instituição financeira internacional revisou para baixo a estimativa de queda do Produto Interno Bruto do país. Assim sendo, a previsão de queda do PIB brasileiro para 2020 passou de 5,4% para 4,5%.

O fato de o Brasil registrar uma retração econômica menor do que inicialmente projetado foi um dos fatos que elegeu o presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, o banqueiro central do ano pela revista britânica The Banker. Atualizados, os novos números do Banco Mundial sobre o PIB brasileiro constam no relatório Global Economics Projects.

Perspectivas para o PIB brasileiro

Anteriormente, a entidade já havia melhorado sua projeção para o PIB do Brasil, em linha com a recuperação registrada no terceiro trimestre.

Denominado “O custo de se manter saudável”, o relatório divulgado em outubro mostrou uma nova perspectiva após o período mais crítico da pandemia de covid.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Nesse meio tempo, o Banco Mundial acredita que a melhoria da confiança do consumidor, assim como as condições favoráveis ao crédito, podem favorecer uma recuperação do consumo privado, mas também do investimento.

Impulsionado principalmente por esses fatores, o PIB brasileiro cresceria 3% em 2021. Em relação ao setor de serviços, a instituição monetária acredita que a recuperação será mais lenta frente ao setor industrial.

Recuperação econômica global

A princípio, as projeções podem elevar o ânimo do investidor, mas é preciso ter cautela. O documento foi divulgado pela entidade nesta terça-feira (5), mas a instituição monetária apresentou perspectivas pouco otimistas para a economia global.

Nesse sentido, o Banco Mundial passou a prever que a economia global crescerá menos que o esperado em 2021.

Em primeiro lugar, as perspectivas são incertezas e, em segundo lugar, podem ser alteradas por riscos atrelados à pandemia. Vale destacar, por exemplo, o novo surto de casos em diversas partes do mundo que desencadeou novas medidas de restrição à atividade.

Conforme crescem os casos e aumentam as variações do vírus, ainda não se sabe o quanto a economia global pode ser impactada.

Ademais, é preciso considerar mais que o desafio relacionado com a contenção da doença, como, por exemplo, tensões relacionadas à dívida e ao financiamento externo.

Baixe gratuitamente: Dólar e Mini dólar – Desvendando este mercado

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Então participe gratuitamente do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade.

Leia também:


Sobre o autor