EmpresasHome

PetroRio (PRIO3) compra Frade Chevron e ações reagem

Por Pablo Vinicius Souza
30 janeiro 2019 - 10:50
Foi a segunda vez que a Petrobras anunciou reduções neste mês.; petróleo

A PetroRio anunciou em fato relevante na manhã desta quarta-feira (30) – em complemento ao publicado em 29 de outubro do ano passado – a celebração do share purchase agreement (acordo de compra e venda) para a aquisição de 51,74% da Chevron Frade.

Em 2018, a PetroRio já havia adquirido 18,26% da Frade Japão, uma das integrantes do consórcio. Com a compra recente, o campo de atuação da companhia que assumirá a operação do ativo – que hoje produz, em média, 20 mil barris de petróleo – em águas profundas da Bacia de Campos, será de 70%.

Os demais 30% são da Petrobras.

Relatório gratuito – Petrobras: O petróleo é nosso

Após o vazamento de petróleo registrado em 2011 em costa brasileira, Frade encolheu. Na ocasião, o sistema que havia sido projetado para produzir até 100 mil barris/dia, encolheu até se tornar um campo de produção para, aproximadamente, os atuais 20 mil barris/dia. Existe um plano de desenvolvimento para o ativo, com foco na renovação da concessão – processo iniciado pela Chevron e que deve ser continuado pela PetroRio daqui em diante.

Para que a compra da entidade seja finalizada, fica condicionado a condições precedentes e aprovações internas e externas. O acordo entre as duas companhias inclui ainda a participação e operação em 50% do bloco CE-M-175, localizado na Bacia do Ceará.

Essa operação transformará a PetroRio na maior companhia independente de óleo e gás do Brasil e reafirma – mais uma vez – sua estratégia de crescimento por meio das aquisições de ativos ainda em produção. A compra também indica uma diversificação de seu portfólio de ativos e de fontes geradoras de receitas para a companhia. Para essa transação específica, a expectativa é que faça a produção total da companhia crescer significativamente e alcançar em torno de 28 mil boepd e reservas de óleo equivalente de 83,6 milhões de barris 2P.

Baixe o Infográfico: 5 motivos – Por Que Investir na Bolsa Agora É Um Bom Negócio

Após a publicação do fato relevante, as ações da PetroRio iniciaram a sessão desta quarta-feira (30) com alta de 4,89%, às 10h24. Seus pais eram negociados à R$ 114.

Em nota oficial ao mercado, a Chevron confirmou a operação e afirmou que seu interesse no Brasil agora é pré-sal. De acordo com a Reuters, a empresa também pode estar se preparando para comprar a Refinaria de Pasadena, da Petrobras. De acordo com a agência, a lógica de aquisição para a companhia é de processar o volume crescente de shale oil de suas operações localizadas no Texas.

A agência de notícias afirmou que Castello Branco se manifestou favorável à venda da refinaria, em evento celebrado pelo Credit Suisse. “Nós vamos deixar de ser o endereço onde as pessoas batem na porta para reclamar de preço da gasolina, diesel.”

Para Castello Branco, a venda é boa para o mercado de combustíveis e para a própria estatal, que segue avaliando a proposta.

Relatório gratuito – Banco do Brasil: O gigante acordou

Baixe o E-book O Guia Completo de Como Ter Sucesso Nas Operações de Day Trade


Sobre o autor