Mercados

Petróleo tem nova sessão de alta com dólar e compromisso da Opep+

Por Fast Trade
28 abril 2021 - 17:45 | Atualizado em 28 abril 2021 - 21:12
exportação de petróleo

Os contratos futuros de petróleo encerraram em alta nesta quarta-feira (28), refletindo o dólar fraco e o compromisso da Opep+ com o controle da oferta.

Na sessão de hoje, a desvalorização do dólar frente às demais moedas mais líquidas ajudou a impulsionar os preços da commodity. Isto porque, quando a divisa americana perde valor, as cotações ficam mais baratas na conversão, o que tende a atrair mais investidores ao ativo.

Ao mesmo tempo, os investidores repercutiram o posicionamento da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), ao reafirmar o compromisso de manter os cortes de produção.

Relatório: alocação de recursos

No fechamento, as cotações do petróleo Brent/julho subiram 1,38% no preço de US$66,78 o barril, negociado na ICE de Londres. Já os preços do WTI/junho avançaram 1,46% no valor de US$63,86 o barril, vendido na Bolsa de Nova York.

A decisão do cartel agradou o mercado, embora não seja possível descartar os riscos de um excesso de oferta decorrente do aumento gradual dos níveis de produção nos próximos três meses.

Em contrapartida, as medidas de restrição para o combate ao covid-19 em diversos países que importam grandes volumes de óleo bruto podem desacelerar a recuperação na demanda. Por esse motivo, alguns analistas veem com cautela essa aceleração das necessidades de energia.

Estoques de petróleo nos EUA avançam, contrariando o mercado

O Departamento de Energia dos EUA informou que os estoques de petróleo do país avançaram 90 mil barris por dia, na semana encerrada dia 23 de abril. No total, as reservas somam 493,1 milhões de barris, dentro da média dos últimos cinco anos.

Nesse sentido, o resultado contrariou os analistas ouvidos pela S&P Global Platts, que previam um declínio de 200 mil barris no período. Ao revés, o American Petroleum Institute previu um salto de 4,3 milhões de barris, já considerando os atuais níveis de produção, segundo o relatório.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Já o fornecimento de gasolina aumentou em 100 mil barris, acompanhando a redução de 3,3 milhões de barris nos estoques dos destilados. Por isso, os investidores ficaram animados, renovando as esperanças de uma recuperação mais forte nas necessidades de combustíveis em nível global.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Petróleo tem nova sessão de alta com dólar e compromisso da Opep+

Leia também:

Fed mantém juros próximos de zero e vê feitos temporários da inflação

Vale (VALE3) é a maior empresa da América Latina, mostra Economatica

Reforma administrativa pode ser aprovada em 2021, diz secretário da Economia


Sobre o autor