HomeMercados

Petróleo sobe 1% com tensões EUA-Irã e expectativa de cortes pela Opep

Por Pablo Vinicius Souza
16 outubro 2019 - 19:35
exportação de petróleo

Os contratos futuros de petróleo encerraram em alta nesta quarta-feira (16), devolvendo parte das perdas registradas na semana.

Os ganhos de hoje foram possibilitados pelo aumento das tensões entre Estados Unidos e Irã, em meio a notícias, não confirmadas, de que o governo americano pode ter conduzido um ataque cibernético ao país persa.

Segundo relatos, a medida adotada por Washington em retaliação ao ataque com drones que Teerã teria conduzido à estrutura da petroleira estatal, Saudi Aramco, no mês passado.

A commodity vem de uma sequência de quedas devido ao acirramento da guerra comercial sino-americana, que tem gerado impactos negativos na economia global como um todo.

Outro fator que catalisou o desempenho positivo dos preços foi a expectativa de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) dará sequência na política de cortes na produção.

No fim da sessão, o petróleo vendido no West Texas Intermediate (WTI) para entrega em novembro subiu 1,03%, sendo negociado a US$53,36 o barril.

Já o petróleo Brent para dezembro, comercializado na ICE de Londres, fechou em alta de 1,14%, na cotação de US$59,42 o barril.


Sobre o autor