HomeMercados

Petróleo registra forte queda e entra na fase de “bear market”

Por Pablo Vinicius Souza
03 fevereiro 2020 - 19:40
exportação de petróleo

Os contratos futuros de petróleo encerraram em expressiva queda nesta segunda-feira (03), acumulando desvalorização superior a 20%.

O petróleo vendido em Nova Iorque no West Texas Intermediate (WTI), com entrega para março, recuou 2,81%, no preço de US$50,11 o barril.

Já o petróleo Brent comercializado na ICE de Londres, para entrega em abril, teve queda de 3,83%, fechando na cotação de US$68,91 o barril.

Ambos os contratos ingressaram formalmente na fase de “bear market”, com os preços do WTI sofrendo baixa de 20,79% e os preços do Brent caindo 20,98%, em relação ao último pico de alta.

Depois de iniciar a sessão sem assumir um comportamento único, as cotações viraram para queda acentuada, sentindo os impactos do avanço do coronavírus na China.

Embora os índices acionários tenham esboçado uma recuperação, os números de mortos e infectados pela doença continuam a aumentar assustadoramente.

Hoje o governo chinês divulgou 57 novas mortes, totalizando 361, enquanto as pessoas contaminadas já ultrapassaram a faixa de 17 mil.

Segundo os analistas, os preços da commodity continuarão voláteis no curto prazo, visto que, o mercado chinês é o maior importador líquido de óleo bruto do mundo.


Sobre o autor