Mercados

Petróleo reflete otimismo sobre vacinas e estende ganhos

Por Fast Trade
15 dezembro 2020 - 19:03 | Atualizado em 15 dezembro 2020 - 19:40
Petróleo

O petróleo fechou o pregão em alta, refletindo o bom humor dos investidores em relação ao desenvolvimento de vacinas contra a covid-19.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Em primeiro lugar, os contratos futuros do Brent para fevereiro avançaram 0,93% e fecharam o dia cotados a US$ 50,76 por barril. Por outro lado, o West Texas Intermediate (WTI) para janeiro subiu 1,34%, a US$ 47,62 por barril.

Como resultado, ambas as referências aumentaram os ganhos acumulados da semana e podem estender o rali semanal. Atualmente, já são seis semanas consecutivas de ganhos, mesmo diante das incertezas relacionadas com a recuperação da demanda.

Demanda de petróleo não se recuperará totalmente em 2021, diz IEA

Após a Opep revisar sua estimativa para a demanda do petróleo em 2021, a Agência Internacional de Energia (ou IEA, na sigla em inglês para International Energy Agency) disse que levará vários meses até que a vacina contra o novo coronavírus impulsione a demanda global pela commodity.

Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Assim como a Opep, a agência revisou para baixo sua estimativa de recuperação da demanda para o próximo ano. Desse modo, o relatório mensal trouxe uma redução em 170 mil barris por dia para 5,7 milhões de barris por dia.

De acordo com o Valor, isso incluiu um corte de 400 mil bpd em sua previsão de demanda para o segundo trimestre. O corte contraria as previsões de analistas de que a expansão dos programas de vacinação começaria a impulsionar a atividade econômica no mundo.

2020

Além disso, a Agência Internacional de Energia revisou para baixo a previsão de demanda para o último trimestre de 2020.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Embora a demanda tenha se recuperado um pouco na segunda metade do ano, a perspectiva de demanda nos países ricos integrantes da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) é “desoladora”, segundo a agência.

Nesse sentido, a nova onda de infecções por covid-19 em partes do mundo fez com que os bloqueios à atividade retornassem.

Portanto, a demanda deve demorar um pouco mais para se recuperar, ao passo que o mercado de petróleo continuará pressionado.

Segundo o Valor, a pressão sobre o setor de aviação civil é um dos principais fatores responsáveis pelo rebaixamento da AIE.

A agência, por exemplo, antecipou que a demanda mais fraca por combustível para aviação e querosene em 2021 será responsável por 80% da queda de 3,1 milhões de bpd na demanda geral em relação a 2019.

Baixe gratuitamente: Dólar e Mini dólar – Desvendando este mercado

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Participe Do Canal do Fast Trade no Telegramhttps://t.me/plataformafasttrade.

Leia também:


Sobre o autor