Mercados

Petróleo recua mesmo após dados revelarem queda nos estoques dos EUA

Por Fast Trade
13 janeiro 2021 - 19:17 | Atualizado em 13 janeiro 2021 - 19:33

O petróleo Brent para março contraiu 0,91%, para US$ 56,06 por barril, enquanto o WTI para fevereiro declinou 0,56%, a US$ 52,91 por barril.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Os estoques de petróleo nos Estados Unidos recuaram 3,248 milhões de barris na semana passada, para 482,211 milhõesSegundo o Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês), os dados divulgados nesta quarta-feira (13) já contam com ajuste sazonal.

Surpreendentemente, a queda foi mais acentuada que o estimado pelo levantamento do Wall Street Journal (1,9 milhão de barris). Ao mesmo tempo, os estoques no centro de distribuição em Cushing, Oklahoma, recuaram em 1,975 milhões de barris no período.

Além disso, os estoques de gasolina aumentaram 4,395 milhões de barris, para 245,476 milhões de barris, ante projeção de alta de 2,1 milhões de barris.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Na contramão, a tendência de avanço dos contágios por covid-19 segue pressionando os mercados globais. Diante das restrições à atividade não essencial, os preços do petróleo seguem limitados.

“Embora eu veja os preços do petróleo sendo negociados em alta nos próximos meses, os investidores precisam estar cientes de que o caminho para a alta na demanda e nos preços continuará acidentado”, comentou o analista de petróleo do UBS, Giovanni Staunovo.

Petróleo e gás impulsionam recuperação da produção de aço na América Latina

Apesar das incertezas do mercado de petróleo, o aumento da atividade de óleo e gás refletem na recuperação do aço.

De acordo com a Associação Latino-Americana de Siderurgia (Alacero), a produção de aço na América Latina totalizou 5,294 milhões de toneladas em novembro.

O resultado representa o melhor mês para o segmento em ano marcado pela pandemia.

Baixe agora: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Assim também, a produção de tubos sem costura avançou 9,7% em novembro ante ao mês imediatamente anterior, totalizando 82,1 mil toneladas.

Nesse sentido, a atividade do setor de petróleo e gás impulsionaram os resultados apurados pela associação.

Além disso, a Alacero informou que as exportações das siderúrgicas da América Latina recuaram 30,3% em outubro, somando 586 mil toneladas.

Segundo a associação, a forte queda foi puxada principalmente pelo fato de o setor estar focado na demanda local.

Em contrapartida, as importações de aço cresceram 10,8% no mesmo mês ante a setembro. Mesmo assim, sua participação no consumo era de 28% e, portanto, abaixo do nível de 34% entre janeiro e setembro de 2020.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Leia também:


Sobre o autor