Mercados

Petróleo fecha queda em sinal de correção após decisão da Opep+

Por Fast Trade
05 abril 2021 - 18:06 | Atualizado em 05 abril 2021 - 20:20
petróleo

Os contratos futuros de petróleo encerraram em forte queda nesta segunda-feira (05), em sinal de correção após a Opep+ decidir aumentar a oferta gradualmente.

Nesse sentido, o mercado se mostrou apreensivo com o aumento na produção da commodity, mesmo em um cenário de agravamento da pandemia. Desse modo, como não há garantia de que a demanda terá uma forte recuperação no curto prazo, as incertezas se acentuaram, derrubando as cotações.

Apesar de o cartel planejar reverter os cortes de forma lenta e de acordo com o mercado, os temores quanto a um excesso de oferta prevaleceram neste pregão.

O petróleo Brent/junho caiu 3,91% na cotação de US$62,15 o barril, negociado na ICE de Londres. Já o WTI/maio recuou 4,56% no preço de US$58,65 o barril, vendido na Bolsa de Nova York.

Guia completo para obter sucesso nas operações de Day Trade

Na última quinta-feira (01), após a reunião de cúpula, os integrantes da Opep+ mudaram o posicionamento, decidindo elevar, aos poucos, a quantidade de petróleo produzida.

No entanto, à medida em queda os investidores digeriram os detalhes da decisão, o confronto da realidade da pandemia gerou desconforto, devido ao risco latente de a demanda não se recuperar. Isto porque, não há como prever os rumos da pandemia ao redor do mundo.

Com o atraso na vacinação e as medidas de restrição em diversos países, é possível que as projeções não se concretizem e os preços da commodity se depreciem acima do previsto.

Recuperação na demanda e a pandemia na Europa

Nas últimas semanas, o recrudescimento da pandemia na Europa tem levado alguns países a endurecerem as restrições à circulação de pessoas. França, Alemanha e Itália são exemplos de regiões onde as políticas de lockdown foram retomadas para tentar conter o avanço do vírus.

E mesmo com as campanhas de vacinação, as mutações do Covid-19 estão originando novas cepas mais letais e capazes de infectar com uma velocidade maior.

Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Além disso, a piora da crise sanitária na Índia também pesou, uma vez que se trata de um dos países mais populosos do planeta. Essa situação pode atrasar a recuperação na demanda e provocar um excesso de oferta a partir do aumento gradativo nos níveis de produção.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Petróleo fecha queda em sinal de correção após decisão da Opep+

Leia também:

Vale dispara 5% com anúncio de recompra de ações e otimismo com minério

Novas renúncias no Banco do Brasil devem repercutir nas ações do banco

Agenda Econômica doméstica da semana


Sobre o autor