HomeMercados

Petróleo fecha em leve baixa com diretriz da Opep e incertezas no acordo EUA-China

Por Pablo Vinicius Souza
12 novembro 2019 - 19:34
exportação de petróleo

Os contratos futuros de petróleo encerraram em leve baixa nesta terça-feira (12), reagindo às incertezas sobre a conclusão do acordo comercial entre Estados Unidos e China e em atenção à diretriz de cortes na produção da Opep.

O petróleo vendido no West Texas Intermediate (WTI) de referência americana, para entrega em dezembro teve queda de 0,11%, sendo negociado a US$56,80 o barril.

Já o petróleo Brent para janeiro, comercializado na ICE de Londres, de referência global, caiu 0,19%, fechando na cotação de US$62,06 o barril.

Durante um evento realizado no Clube Econômico de Nova Iorque, o presidente americano Donald Trump afirmou que a primeira fase do acordo comercial com o governo chinês “poderia ocorrer rápido”.

Porém, ele destacou que só vai aceitar os termos propostos se forem realmente bons para os trabalhadores americanos e para os EUA.

Os investidores ficaram receosos com a informação, já que tal posicionamento enseja crescentes dúvidas em relação ao alinhamento dos dois países quanto a um acordo consensual.

Outro fator que ajudou a pressionar as cotações foi a notícia de que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep) deve manter a redução na produção de petróleo nos níveis atuais.

O mercado ficou decepcionado porque relatos haviam sinalizado que o cartel poderia determinar cortes em patamares mais profundos, tendo em vista a quantidade de oferta já disponível.

A próxima reunião da Opep e seus aliados está prevista para o início de dezembro e, na ocasião, serão discutidas as estratégias e fixadas as decisões para o próximo ano.


Sobre o autor