HomeMercados

Petróleo fecha em leve alta com produção menor nos EUA

Por Pablo Vinicius Souza
10 dezembro 2019 - 19:44
exportação de petróleo

Os contratos futuros de petróleo encerraram em leve alta nesta terça-feira (10), impulsionados pela notícia de que o volume de produção da commodity será menor nos Estados Unidos.

O petróleo vendido em Nova Iorque no West Texas Intermediate (WTI), com entrega para janeiro, subiu 0,37%, sendo negociado a US$59,24 o barril.

Enquanto o petróleo Brent para fevereiro, comercializado na ICE de Londres, avançou 0,14%, fechando na cotação de US$64,34 o barril.

Segundo informações divulgadas pelo Departamento de Energia americano (DoE), a projeção dos níveis de produção de óleo bruto em 2019 será de 12,25 milhões de barris por dia, e em 2020 será de 13,18 milhões.

As quantidades mensuradas revelam uma redução total de 0,3% na produção deste ano e 0,9% na produção do ano que vem, em comparação à leitura anterior.

A queda registrada, somada ao corte projetado pela Organização dos Países Exportadores de Petróleo (Opep), poderão equilibrar a oferta global, evitando um cenário de excesso.

Mais cedo, as cotações foram pressionadas pelas notícias negativas sobre o acordo comercial sino-americano e os possíveis impactos na contração da demanda.

Segundo o jornal South China Morning Post, a conclusão de um acordo antes da nova rodada de tarifas dos EUA, prevista para o dia 15 de dezembro, será praticamente improvável.

E uma nova ofensiva de sobretaxas incidentes aos produtos chineses poderia jogar por terra tudo o que foi construído na relação entre os dois países até o momento.


Sobre o autor