HomeMercados

Petróleo fecha em leve alta acompanhando “alívio” externo

Por Pablo Vinicius Souza
28 janeiro 2020 - 19:43
exportação de petróleo

Os contratos futuros de petróleo encerraram em leve alta nesta terça-feira (28), devolvendo parte das perdas sofridas nos últimos dias, com o aumento das preocupações com o coronavírus.

O petróleo vendido em Nova Iorque no West Texas Intermediate (WTI), com entrega para março, avançou 0,63%, no preço de US$53,48 o barril.

Já o petróleo Brent comercializado na ICE de Londres, para entrega no mesmo mês, registrou alta de 0,32%, fechando na cotação de US$59,51 o barril.

Os preços da commodity acompanharam o movimento de recuperação dos mercados acionários, fazendo uma sessão de pequenos ajustes positivos.

Em mais um capítulo dessa nova epidemia, o governo chinês anunciou que o número de mortos pelo coronavírus aumentou para 106 e a quantidades de pessoas infectadas já alcançou 4.682.

Embora o dia tenha transcorrido de maneira calma, o setor energético parece estar resistente a possíveis valorizações, já prevendo impactos negativos na demanda global.

Os contratos têm sido duramente castigados desde o começo de 2020, sofrendo perdas por diferentes motivos, desde as tensões no Oriente Médio, até as preocupações com um possível excesso de oferta.

No acumulado do ano, ambas as referências registraram quedas significativas, com o WTI declinando mais de 12% e o Brent recuando quase 10%.


Sobre o autor