HomeMercados

Petróleo fecha em alta refletindo o cenário internacional

Por Pablo Vinicius Souza
20 fevereiro 2020 - 19:06
exportação de petróleo

Os contratos futuros de petróleo encerraram em alta nesta quinta-feira (20), alcançando o maior valor registrado desde o final de janeiro.

O petróleo vendido em Nova Iorque no West Texas Intermediate (WTI), com entrega para março, saltou 0,91%, no preço de US$53,78 o barril.

Já o petróleo Brent comercializado na ICE de Londres, para entrega em abril, subiu 0,32%, fechando na cotação de US$59,31 o barril.

Na sessão de hoje, múltiplas variáveis do cenário internacional convergiram para apoiar a valorização dos preços da commodity.

O movimento de recuperação ganhou impulso inicial com o governo chinês anunciando a aplicação de mais estímulos para conter o avanço do coronavírus e assegurar o crescimento da economia.

Adicionalmente, os problemas com a produção de óleo bruto na Líbia e as restrições impostas à Venezuela também pressionaram o salto das cotações.

Os investidores ficaram animados pois, em ambos os casos, os desdobramentos implicam diretamente na redução da oferta global de petróleo e isso pode ajudar a conter um possível cenário de excesso.

Outro fato que repercutiu positivamente foi o relatório do Departamento de Energia americano (DoE), afirmando que os estoques da commodity subiram apenas 415 mil barris na semana passada.

Os especialistas consultados pelo Wall Street Journal previram um aumento de 3,4 milhões de barris no período, de modo que o resultado renovou os ânimos do mercado.


Sobre o autor