Mercados

Petróleo fecha em alta de olho nas perspectivas para demanda global

Por Fast Trade
27 maio 2021 - 17:51 | Atualizado em 27 maio 2021 - 20:08

Os contratos futuros de petróleo encerraram em alta nesta quinta-feira (27), de olho nas perspectivas de recuperação na demanda global da commodity.

De um modo geral, o mercado está otimista com a reabertura econômica nos Estados Unidos e na Europa, e com o avanço no ritmo de vacinação. Além disso, o consumo semanal de combustível aumentou nestas regiões, sinalizando uma evolução das necessidades energéticas.

Outro fator que também movimentou os preços foi o possível acerto dos países integrantes do acordo nuclear com o Irã, após o país persa aceitar os termos propostos.

No fechamento, as cotações do petróleo Brent/agosto avançaram 0,68% no preço de US$69,20 o barril, negociado na ICE de Londres. Já os preços do WTI/julho subiram 0,97% no valor de US$66,85 o barril, vendido na Bolsa de Nova York.

Guia Completo sobre Investimentos em Fundos Multimercados

Na manhã de hoje, a secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen, disse que o órgão pretende “reavaliar cuidadosamente” as sanções adotadas contra Teerã. Isso porque, as autoridades do país pretendem cumprir o acordo de não proliferação de armas nucleares de 2015.

Acima de tudo, as tratativas estão sendo conduzidas em Viena, durante uma nova rodada de conversas diplomáticas entre os países integrantes permanentes do Conselho de Segurança da ONU.

Na opinião do Commerzbank, “o acordo nuclear e as sanções dos EUA contra o Irã continuarão a inclinar a balança, pois, determinarão se as exportações de petróleo iranianas retornarão ao mercado”.

Da mesma forma, o banco alemão continua acreditando na recuperação da demanda, devido ao declínio dos estoques em geral.

Reunião da Opep+ e demais perspectivas

Na próxima semana, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) realizarão uma reunião para definir os rumos de seu planejamento de produção.

Diante da iminente volta da oferta de óleo bruto do Irã ao mercado e do agravamento da pandemia em alguns países da Ásia, os membros do cartel terão uma decisão difícil pela frente.

Vale lembrar que no último encontro, as lideranças do grupo determinaram o aumento gradual dos níveis de produção da commodity.

Guia de A a Z sobre como se tornar um trader

No entanto, eles trabalhavam com a previsão de reabertura dos países a partir do aumento da vacinação, o que resultaria em um salto na demanda.

Por fim, tendo em vista o cenário adverso atual, os analistas consideram que a continuidade nos cortes de oferta poderá manter o equilíbrio nos preços do barril.

Quer ficar informado de todas as novidades sobre o mercado financeiro? Então participe do Canal do Fast Trade no Telegram através do link: https://t.me/plataformafasttrade

Petróleo fecha em alta de olho nas perspectivas para demanda global

Leia também:

Certificação da OIE amplia o acesso da carne brasileira a outros mercados

Gol (GOLL4) divulga prévias e Goldman Sachs mantém recomendação de compra

Número de passageiros das companhias aéreas retoma nível anterior à crise em 2023


Sobre o autor