HomeMercados

Petróleo faz sessão de ganhos com otimismo pela redução dos estoques nos EUA

Por Pablo Vinicius Souza
28 agosto 2019 - 18:35
exportação de petróleo

Os contratos futuros de petróleo avançaram no pregão desta quarta-feira (28), reagindo à queda dos estoques da commodity nos Estados Unidos.

O Departamento de Energia americano (DoE) divulgou hoje os dados sobre os estoques do óleo bruto, evidenciando uma redução de 10,027 milhões de barris na semana passada.

O declínio superou as previsões dos analistas, que apostavam em um recuo de apenas 2,3 milhões de barris no período. O estoque total mensurado até o dia 24 de agosto somou 427,751 milhões de barris.

A notícia fortaleceu as cotações, que já estavam sendo negociadas em território positivo, graças à prévia do American Petroleum Institute (API), que sinalizou para a baixa do volume estocado.

Conforme o relatório do Commerzbank divulgado aos clientes, é preciso avaliar o comportamento deste ativo nas próximas semanas, buscando identificar se essa redução da commodity se deve à contração das importações ou ao aumento genuíno da demanda.

O banco também enfatizou que os cortes na produção dos países exportadores (Opep) somada à bons níveis de demanda poderão segurar o bom desempenho dos contratos.

Embora as últimas sessões tenham sido de recuperação nos preços, o clima ainda é de incerteza entre os investidores, tendo em vista a indefinição da disputa comercial EUA-China, que poderá desacelerar ainda mais a economia do gigante asiático.

Como resultado, o petróleo WTI para entrega em outubro saltou 1,55%, na cotação de US$55,78 o barril e o petróleo Brent para o mesmo período avançou 1,64%, sendo negociado a US$60,49 o barril.


Sobre o autor