HomeMercados

Petróleo avança mais de 1% refletindo otimismo com a economia global

Por Pablo Vinicius Souza
16 janeiro 2020 - 19:54
exportação de petróleo

Os contratos futuros de petróleo encerraram em alta nesta quinta-feira (16), apoiados pelo sentimento de otimismo em relação à retomada do crescimento da economia global.

O petróleo vendido em Nova Iorque no West Texas Intermediate (WTI), com entrega para fevereiro, aumentou 1,22%, sendo negociado a US$58,52 o barril.

Enquanto o petróleo Brent comercializado na ICE de Londres, para entrega em março, subiu 0,96%, fechando na cotação de US$64,62 o barril.

O clima positivo prevaleceu nos mercados internacionais, sobretudo, após os Estados Unidos divulgarem dados que mostraram como a sua economia está forte e saudável.

Segundo o Departamento do Comércio, em dezembro, as vendas no varejo subiram 0,3% na avaliação mensal e 5,82% na base anual, permanecendo na margem prevista pelos analistas.

Os números informam que os consumidores americanos estão confiantes na estrutura macroeconômica do país, ignorando eventuais interferências externas.

Outro aspecto que também ajudou a apoiar o movimento positivo foi o relatório da Agência Internacional de Energia (AIE), divulgando a queda de 200 mil barris por dia nos níveis de oferta da Arábia Saudita.

Adicionalmente, a agência manteve as previsões de crescimento da demanda global da commodity para 1,2 milhões de barris por dia em 2020.

Embora os preços tenham devolvido mais do que sua valorização após as tensões no Oriente Médio, há uma boa perspectiva de que a contenção dos níveis de oferta pela Opep possa garantir um patamar de segurança às cotações.


Sobre o autor