Mercados

Petróleo avança e fecha no nível mais alto desde fevereiro de 2020

Por Fast Trade
06 janeiro 2021 - 19:21 | Atualizado em 06 janeiro 2021 - 20:18

Os contratos futuros do petróleo ampliaram os ganhos nesta quarta-feira (6), após dispararem quase 5% na véspera. Com o salto de hoje, tanto o WTI quanto o Brent alcançaram seu nível mais alto desde o final de fevereiro do ano passado.

Baixe agora: Guia completo de como ter sucesso nas operações de day trade

Assim como na sessão de ontem, os preços da commodity de energia reagiram ao corte voluntário na produção da Arábia Saudita. Além disso, a informação de que os estoques de petróleo dos Estados Unidos recuaram na semana passada também sustentaram os ganhos.

Em primeiro lugar, a referência americana, West Texas Intermediate para fevereiro, valorizou 1,40%, a US$ 50,63 por barril. Em segundo lugar, a referência global, Brent para março, subiu 1,31% e encerrou o pregão cotado a US$ 54,30 o barril.

Na avaliação do ING, a decisão da Opep+ significa que o mercado de petróleo deve continuar a reduzir os estoques no primeiro trimestre de 2021. Isso porque o corte adicional da Arábia Saudita, maior exportadora de petróleo do mundo, foi anunciado após o acordo entre os membros da Opep+.

O cartel decidiu que os cortes de produção, atualmente de 7,2 milhões de bpd para janeiro, passarão para 7,125 milhões de bpd em fevereiro.

Baixe gratuitamente: Guia de A a Z de como se tornar um trader!

Assim sendo, haverá um salto de 75 mil barris ao dia no mês que vem, contrariando a expectativa de um aumento mais acentuado. Desse modo, a expectativa passa a ser que os preços da commodity devem seguir sustentados.

Estoques de petróleo

Dados divulgados pelo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês), também sustentaram a valorização do petróleo. Conforme relatado mais cedo, os estoques de petróleo do país diminuíram 8,01 milhões de barris na semana encerrada no dia 1º de janeiro.

Como resultado dos números com ajuste sazonal muito acima do projetado, os estoques declinaram para 485,459 milhões. Analistas sondados pelo “Wall Street Journal” projetavam uma queda de 1,8 milhão de barris para o período.

Baixe agora: Guia do Investidor Iniciante

Em contrapartida, os estoques no centro de distribuição em Cushing, Oklahoma, subiram em 792 mil barris. Ademais, os estoques de gasolina cresceram em 4,519 milhões de barris no período, conforme os dados do DoE, totalizando 241,081 milhões de barris.

Outros catalisadores para o salto do petróleo foram as notícias relacionadas com a campanha de vacinação contra a covid-19. Na contramão, a alta do dólar ajudou a limitar os ganhos, uma vez que, assim como o ouro, o petróleo é cotado na moeda norte-americana. Portanto, o ativo se torna ainda mais caro para os investidores que operam outras divisas.

Baixe agora: Derivativos – O guia definitivo para começar a investir

Quer ficar informado de todas as novidades sobre as técnicas e estratégias aplicadas ao day trade? Participe Do Canal do Fast Trade no Telegramhttps://t.me/plataformafasttrade.

Leia também:


Sobre o autor