
A Petrobras (PETR4) decidiu reduzir sua produção de petróleo em 100 mil barris por dia, conforme o comunicado emitido pela companhia na manhã de hoje.
Com a adoção da medida, a estatal estará cortando 200 mil barris diários de sua produção normal, visando assegurar a sustentabilidade dos negócios no setor.
Segundo a administração, outras ações como postergar desembolsos e diminuir os custos gerais fazem parte da estratégia da administração para permitir à companhia sobreviver em meio a “pior crise da indústria do petróleo nos últimos 100 anos”.
Além disso, a área de refino também está passando por ajustes de processamento em suas unidades, trabalhando com foco na demanda por combustíveis e no abastecimento do mercado interno.
As atividades estão sendo conduzidas conforme o planejamento estratégico e dentro das estimativas, sem perder de vista o objetivo de promover os desinvestimentos necessários na área.
Da mesma forma, internamente, a Petrobras pretende economizar R$700 milhões com despesas de pessoal e outros gastos operacionais já previstos para o ano de 2020.
Embora os impactos na produção de petróleo sejam mais efetivos, a estatal ainda planeja aprovar um corte expressivo de gastos em suas subsidiárias e em todas as áreas de sua estrutura, realizando ajustes onde for necessário.