EmpresasHome

Petrobras (PETR3 e PETR4) – Restituições da Lava Jato

Por Eduardo Guimarães
23 outubro 2018 - 10:17
Multilaser Petrobras

A SBM Offshore, maior empresa de plataformas de petróleo do mundo, realizou pagamento de 549 milhões de reais à Petrobras referente ao acordo de leniência. O valor se refere ao recebimento de restituições envolvidas em casos de corrupção investigadas pela Lava Jato.

No total, a Petrobras já recebeu 3 bilhões de reais em restituições feitas por empresas e pessoas envolvidas em casos de corrupção investigadas pela Lava Jato.

A notícia é positiva para a Petrobras, mas os valores não são tão significativos devido ao tamanho do endividamento total da empresa. Dessa forma, esperamos impacto neutro no preço das ações da Petrobras no curto prazo.

O principal fato que impacta o preço das ações é o processo de venda de ativos da estatal. A Petrobras possui 12 negócios avançados no processo de venda de ativos, dos quais a Transportadora Associada de Gás (TAG) é o principal destaque.

A meta da companhia é levantar 21 bilhões de dólares no processo de venda dos ativos no biênio 2017-2018, sendo que 5,7 bilhões já foram realizados até o momento. A TAG reúne os gasodutos no Norte e Nordeste e pode valer em torno de 8 bilhões de dólares, equivalente a 40 por cento da meta de venda de ativos.

Acreditamos que alguma venda de ativo possa ocorrer ainda no ano de 2018 após a definição da corrida eleitoral. O evento é muito importante e deve ser monitorado.

Leia também:

Com crescimento econômico e queda dos juros, Brasil projeta cenário favorável para 2019

Alvoroço por Bolsonaro mantém Ibovespa em alta e dólar fecha a R$3,68

Calendário Econômico – Brasil 23/10/2018


Sobre o autor